São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Os Safados
Record, 16h20.
(Dirty Rotten Scoundrels). EUA, 1988, 110 min. Direção: Frank Oz. Com Steve Martin, Michael Caine, Barbara Harris. O finório e britânico Caine e o emergente e americano Martin vivem de dar golpes em viúvas ricas. Problema: os dois se instalam na Riviera francesa. A rivalidade entre eles também se instala. E, desde então, passarão a golpear muito mais um ao outro do que às viúvas locais. Caine é talentoso. Martin, idem. Oz, também. Resulta uma comédia memorável, inventiva, divertida e, sobretudo, que vai melhorando com o tempo. A ver, sem dúvida.

O Exterminador do Futuro
Record, 19h15
(The Terminator). EUA, 1984, 107 min. Direção: James Cameron. Com Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Biehn. Arnold é o vilão da história, como o cyborg que vem do futuro para exterminar a mãe (Hamilton) daquele que está destinado a ser, no futuro, o salvador da humanidade (num momento em que os cyborgues tentariam o controle total da Terra). Muito boa ficção científica.

Acima da Lei
Bandeirantes, 20h.
(Prophet of Evil: The Ervil LeBaron Story). EUA, 1993, 91 min. Direção: Jud Taylor, Com Brian Dennehy, William Devane, Tracey Needham. Ervil LeBaron é líder de uma seita religiosa no Texas e polígamo convicto. Como acontece com frequência, seitas religiosas e fanatismo cego andam lado a lado e desafiam o Estado e suas leis. Baseado em fatos reais, o que significa sem fugir à regra: feito para TV.

Diabolique
Record, 21h.
(Diabolique). EUA, 1996, 105 min. Direção: Jeremiah S. Chechik. Com Sharon Stone, Isabelle Adjani, Kathy Bates, Chazz Palminteri. "Remake" do filme de Henri-Georges Clouzot (1955) sobre Adjani, mulher oficial, e Stone, amante, que, cansadas dos maus-tratos, decidem matar seu homem. O desaparecimento do cadáver e o aparecimento de uma detetive criará o suspense. Ou antes, deveria criar, já que esta versão é frouxona, ainda mais se comparada com o original.

Stallone Cobra
Globo, 23h50.  
(Cobra). EUA, 1986, 87 min. Direção: George Pan Cosmatos. Com Sylvester Stallone, Brigitte Nielsen, Reni Santoni. Stallone não é um cobrador, como pode sugerir o título. Ele agora é um Rambo na selva da cidade, às voltas com psicopatas assassinos. O filme causou muita polêmica na época de seu lançamento no cinema, por causa das cenas de violência abundandes. Claro, isso foi bem antes de Tarantino. Nadificante.

Gemidos de Prazer
Rede TV!, 1h.
(Whispers in the Dark). EUA, 1992, 101 min. Direção: Christopher Crowe, com Annabella Sciorra, Anthony LaPaglia. Uma psicanalista escuta os ruídos de amor de um casal no cômodo ao lado de sua sala de trabalho e deixa-se atrair por eles (o casal e os ruídos). Aos poucos, vai se descobrir envolvida em uma estranha trama. Filme inesperado, que promete pouco, mas levado com muita energia. O elenco ajuda.

As Vinhas da Ira
Bandeirantes, 1h30.
(The Grapes of Wrath). EUA, 1940, 128 min. Direção: John Ford. Com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine. Família de fazendeiros perde sua propriedade durante os anos da Depressão e inicia penosa viagem em direção à Califórnia. Ford, que normalmente enfatiza o papel dos pequenos heróis anônimos na construção dos EUA, aqui os toma no momento de suprema dor, dá a seus personagens, e a seu trajeto, um caráter épico e faz, a partir daí (e do romance de John Steinbeck), o mais belo filme sobre esse período crucial da história contemporânea. P&B.

DESTAQUES DA TV

Cultura mostra a devastação atômica

Amanhã, o primeiro bombardeio atômico da história completa 56 anos e a TV Cultura programou para as 19h de hoje o documentário inédito "Hiroshima - Os Dez Segundos Fatais", uma reconstituição minuciosa do que aconteceu imediatamente após o lançamento da bomba pelos Estados Unidos sobre a cidade japonesa.
Produzido pela NHK International, o especial apresenta dados de testes nucleares que atestam que Hiroshima foi destruída em apenas dez segundos. Mais de 200 mil pessoas morreram na ocasião ou em consequência do bombardeio. Mesmo passado mais de meio século, muitos ainda sofrem efeitos da radiação. A descrição da tragédia foi feita com base em depoimentos de cerca de 90 mil testemunhas armazenados num banco de dados.
O documentário, realizado em 1998, contou ainda com a colaboração de cientistas japoneses e americanos, que estudam a capacidade de destruição de armas nucleares. Eles consideraram a intensidade da radiação, o momento exato do impacto e o seu epicentro para saber o que ocorreu imediatamente após a grande explosão.
Além de simulações da devastação feitas com a ajuda de computadores, "Hiroshima - Os Dez Segundos Fatais", cujos direitos de exibição foram cedidos pela Fundação Japão, apresenta fotos, depoimentos de historiadores e de sobreviventes, estes já beirando os 70 anos de idade. Todos têm na memória o clarão, o estrondo e os dez segundos que marcaram definitivamente a Segunda Guerra Mundial.

HIROSHIMA - OS DEZ SEGUNDOS FATAIS - Cultura, hoje, às 19h

VALE A PENA VER

Discovery desvenda pirâmides antigas

As pirâmides mais antigas do mundo datam de 5.000 anos atrás e ainda podem ser encontradas na África, às margens do rio Nilo. A partir delas, o documentário "O Guia Completo: as Pirâmides", que o Discovery Channel exibe às 21h, mostra curiosidades e segredos dessas construções.
Gravado em três continentes, o especial utiliza também computação gráfica e animação, marcas da série "Construções Milenares", da qual a produção faz parte. Além do Egito, China, México e Peru também foram visitados pela equipe do programa.
Arqueólogos afirmam que as pedras com mais de duas toneladas utilizadas nas pirâmides de Gizé podem ter sido colocadas em seus lugares por meio de elevatórias em madeira.

O GUIA COMPLETO: AS PIRÂMIDES - Discovery Channel, hoje, 21h

"Tarzan" é a atração no Disney

Produzido com técnicas de computação gráfica e efeitos de terceira dimensão, o desenho animado de longa-metragem "Tarzan" será exibido pela primeira vez na TV hoje, às 20h, no Disney Channel.
A música é de Phil Collins e a história se baseia no romance de Edgar Rice Burroughs. Único sobrevivente de família de náufragos, bebê acaba sendo "adotado" pela gorila Kala, que perdera seu filhote. Nascia o "filho da selva".

TARZAN - Disney Channel, hoje, 20h



Texto Anterior: Próximos capítulos
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.