São Paulo, #!L#Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


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TV NO MUNDO

Superbowl supera as expectativas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A transmissão do Superbowl, a final do campeonato de futebol americano dos EUA, superou em muito a expectativa da rede ABC, que exibiu o evento com exclusividade. A partida entre os Tennessee Titans e os St. Louis Rams foi vista por 130 milhões de norte-americanos no último domingo. Esse número supera em 7% a audiência da final do ano passado.
De cada cem televisores dos Estados Unidos, 62 estavam sintonizados na competição.
A previsão da ABC era de um público de aproximadamente 100 milhões de telespectadores nos EUA, pois as duas equipes que chegaram à final não foram times dos grandes centros urbanos do país.
Mas os índices surpreenderam e cresceram em praticamente todas os mercados. A exceção foi Los Angeles, onde a audiência da final deste ano foi 5% inferior à do jogo de 1999.
O recorde até o momento é o do Superbowl de 1996, disputado entre Dallas e Pittsburgh, que teve 138,5 milhões de telespectadores.
Para exibir seus comerciais nos intervalos do jogo, alguns anunciantes chegaram a desembolsar até US$ 3 milhões por uma inserção de 30 segundos.
Grandes empresas (como a Pepsi, a Budweiser e o grupo Disney) aproveitaram o evento para lançar novas campanhas e exibir anúncios elaborados e sofisticados.
A decepção ficou por conta da Lifeminder.com, empresa de marketing online que não conseguiu ter seu filme pronto a tempo de exibi-lo no Superbowl. Para "consertar" o desastre, exibiu um bem-humorado anúncio que se autodefinia como "o pior comercial do Superbowl".


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