São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Multishow leva o teatro para a TV

da Reportagem Local

A partir do próximo ano, o Multishow (Net/Multicanal) vai levar o teatro para a televisão.
Os "Projetos Especiais de Dramaturgia", nome ainda provisório, vão apresentar 12 montagens teatrais de autores nacionais e estrangeiros.
"Faz parte dos princípios do Multishow levar para o canal as várias faces da cultura brasileira", diz Paulo Barata, gerente de marketing do Multishow.
Algumas peças já foram selecionadas, como "O Inimigo do Povo", de Ibsen, com Paulo Betti, e "Diário de um Louco", de Gogol, com Diogo Vilela.
Os textos brasileiros "Pérola", de Mauro Rasi com Vera Holtz, e "Cabaré Brazil", dirigida por Wolf Maia, estão sendo negociados.
Os especiais, que serão dirigidos por Marcos Altberg, vão "exercitar as linguagens", como explica Barata. "Não é um teatro filmado. Vamos usar a força expressiva do teatro com os recursos da TV."
Ainda para 98, o canal está estudando a possibilidade de instituir um prêmio para o teatro jovem e também apoiar montagens de espetáculos teatrais.
O Multishow também está promovendo sessões especiais fechadas de peças em cartaz. Essa iniciativa segue a linha do Prêmio Multicurta, realizado recentemente pelo canal.
"Entre junho e julho abrimos inscrições para o prêmio. Curtas realizados desde janeiro de 95 puderam participar", lembra Barata.
O Multishow recebeu cerca de 40 inscrições. Os 12 selecionados por um júri do canal foram exibidos em setembro. Os assinantes votaram nos concorrentes via Internet.
Os vencedores -"Ruído de Passos", "A Alma do Negócio", "Feliz Aniversário, Urbana", "Cheque Mate" e "Nos Tempos do Cinematógrapho"- receberam R$ 2.000 e fazem parte do acervo do canal.
"Também premiamos curtas em festivais de cinema, como o Festival de Brasília", diz Barata.
(MARIANA SCALZO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.