São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acadêmicos analisam clipes

da Reportagem Local

A Folha mostrou os cinco clipes candidatos à categoria direção de arte a três professores de arte e comunicação.
O objetivo foi procurar opiniões de profissionais da área que não tivessem participação direta na produção dos trabalhos.
O professor de Cinema, Rádio e TV da USP e da PUC-SP, Arlindo Machado, fez restrições à criação da própria categoria.
"É uma espécie de controle de qualidade, que impõe ao clipe um padrão de bom gosto", diz Machado.
Ele apontou como o melhor clipe do ano "Diário de Um Detento", dos Racionais MC's, que não está indicado nessa categoria.
Entre os indicados, Machado considerou como a melhor direção de arte "Ela Disse Adeus", dos Paralamas do Sucesso (direção de arte de Toni Vanzollini).
"É o mais original, que teve a preocupação desde os figurinos até em reproduzir o enquadramento circular e o exagero das interpretações dos filmes mudos."
Machado destacou ainda o trabalho feito em "Realidade Virtual", do Cidade Negra (direção de arte de Marcos Sachs e Luciano Cury). "O tratamento dado às imagens enriqueceu o clipe, que passa uma noção de eletricidade."
O diretor da Faculdade de Comunicação da Fundação Álvares Penteado (Faap) Rubens Fernandes Junior prefere a direção de arte no clipe do Pato Fu, "Antes Que Seja Tarde" (de autoria de Claudia Briza).
"A utilização das formas circulares, que remetem ao relógio analógico, à passagem do tempo, fecha com o tema da música".
Apesar disso, escolheu "Ela Disse Adeus" como o melhor deles. Segundo ele, "o uso de clichês do cinema mudo com a música moderna do conjunto fez com que o resultado fosse bom.
Já Henrique Lipszyc, diretor da Escola Panamericana de Artes (EPA), escolheu "Ela Disse Adeus" como o melhor direção de arte e o melhor clipe. "O tema é tão bom que superou a música", sintetiza.
Toni Vanzollini concorre ainda com "Hyperconectividade", de Lulu Santos que foi considerado repetitivo por Fernandes.
Beto Grimaldi e Helena Pessoa são os diretores de arte de "Dois Olhos Negros". (RMS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.