São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA DAS PANELAS
Apresentadora da TV Gazeta passa a comandar o feminino Note & Anote", colocando Cátia Fonseca na geladeira da Rede Record
Claudete vai para Record; Márcia assume "Mulheres"

DA REPORTAGEM LOCAL

A TRAMA parece saída de um folhetim mexicano: na última semana, a Rede Record deu uma rasteira na TV Gazeta, ao "roubar" Claudete Troiano, que estava no comando do programa "Mulheres". A apresentadora assinou contrato com a emissora evangélica na noite do dia 1º, uma sexta-feira, e, na terça passada, assumiu o "Note & Anote", atração feminina recheada de receitas e fofocas que ajudou a consagrar Ana Maria Braga, hoje na Globo.
Cátia Fonseca, que substituiu Ana Maria no "Note & Anote", foi, pelo menos por enquanto, colocada na geladeira da Record. Seu contrato vence em outubro, e seu futuro no canal ainda é incerto.
Quem saiu ganhando com essa "dança das panelas" foi Márcia Goldschmidt -aquela que, há alguns anos, apresentava o telebarraco "Márcia" no SBT, no qual a grande atração eram casais brigando no palco. Sem o mesmo prestígio de antigamente na emissora de Silvio Santos, a apresentadora se transferiu no início da semana para a Gazeta, substituindo Claudete no "Mulheres".
Exibida durante a tarde, a atração, que completará 20 anos em 24 de outubro, vem cutucando a concorrência ao conquistar picos de até 12 pontos no Ibope (cada ponto no Ibope equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo), desde que deixou de lado receitas de bolo para dar ênfase às fofocas de Leão Lobo e a debates de "alto nível", cujos temas variam das confusões da cantora Simony aos infortúnios do ex-Polegar Rafael.
A Record, incomodada com o sucesso de audiência do "Mulheres", resolveu trazer Claudete para a emissora, a uma quantia nada módica: a apresentadora vai receber, incluindo merchandising, cerca de R$ 250 mil por mês, e a multa rescisória de seu contrato com a Gazeta é de R$ 1,2 milhão.
"É a terceira vez que a Record age de forma pouco ética conosco. Apesar do acordo entre emissoras, que impede que um apresentador receba outras propostas enquanto seu contrato ainda está vigente, a Record nos levou recentemente Nelson Rubens e Cátia Fonseca. E agora Claudete. Não podemos concordar com uma atitude dessas", diz Marinês Rodrigues, superintendente de programação da Gazeta. A direção da Record não se pronunciou sobre o assunto.
Para piorar a situação, Claudete comunicou sua decisão definitiva apenas no sábado, dia 2, quando estava a caminho do Teleton (maratona televisiva de 27 horas que unificou diversas emissoras em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente). A direção da Gazeta, enfurecida, não permitiu que a apresentadora fosse ao evento sob o nome da emissora, e Claudete, ofendida, preferiu cancelar sua participação. No mesmo sábado, a Gazeta chegou a cogitar, para o "Mulheres", o nome de Astrid Fontenelle (hoje, sem prestígio, na Band e no Canal 21), que recusou o convite.
E mais: em pleno Teleton, enquanto todos já sabiam da ida de Claudete para a Record, Cátia Fonseca desmentia qualquer comentário de que seria afastada de seu "Note & Anote". "Só fui tomar conhecimento da história no sábado à noite, quando a direção da Record me chamou para conversar. Fui a última a ficar sabendo... Sem ressentimentos, acho que a Record deveria ter agido de outra forma comigo. Não é uma emissora de fundo de quintal para ter me tratado assim. Nem sei se vou renovar meu contrato com eles", disse Cátia -segundo ela, a direção da Record lhe prometeu um novo programa, ainda sem data ou formato definidos.
Na Record, comenta-se que a principal razão para toda essa mudança foi o poder de merchandising de Claudete Troiano. Um dos produtos mais rentáveis da emissora, o "Note & Anote" estaria perdendo anunciantes nos últimos tempos. "Não é verdade. Claro que a Ana Maria levou muitos patrocinadores quando se mudou para a Globo, mas estávamos indo muito bem", afirma a ex-apresentadora do "Note & Anote".
Só para embolar ainda mais o meio de campo: não é a primeira vez que Cátia e Claudete se cruzam no "mundo das panelas". Antes de se mudar para a Record, Cátia substituiu Claudete no extinto "Pra Você", da Gazeta, quando a loira retornou ao "Mulheres".
(ERIKA SALLUM)




Texto Anterior: Globo não exibe "No Limite" no exterior
Próximo Texto: Religião: TV se transforma em templo eletrônico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.