São Paulo, Domingo, 10 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV NO MUNDO
Emissora britânica tenta recuperar o prestígio e a audiência com a série de documentários 'Walking with Dinosaurs'
Dinossauros ajudam a reerguer a BBC

FÁBIO ZANINI
de Londres

Três anos de pesquisa, uso de avançadas técnicas de animação por computador e uma equipe com mais de cem colaboradores, de paleontólogos a artistas plásticos. A BBC, rede britânica estatal de TV, não poupou recursos na realização do documentário "Walking with Dinosaurs" (Caminhando com Dinossauros), que estreou há duas semanas em horário nobre na televisão, ao custo de US$ 1,2 milhão por hora de produção -um recorde para a emissora.
A série, semanal, é uma tentativa de resposta da BBC às críticas de que a qualidade de seus programas está caindo no mesmo ritmo em que ela perde audiência para canais da TV paga.
"Walking with Dinosaurs" se propõe a unir ciência e entretenimento. Cada capítulo, de 80 minutos, aborda um tema específico da vida dos dinossauros, desde o surgimento deles, há 210 milhões de anos, até sua extinção, provavelmente causada pela queda de um meteoro, há 65 milhões de anos.
Mas o que promete realmente atrair a audiência é a produção da série. "Os programas mostram os dinossauros como nunca foi feito antes, fazendo as pessoas acreditarem que estão assistindo a criaturas vivas, que respiram, em seus habitats naturais", disse Tim Haines, produtor da série.
Tamanho realismo foi conseguido a partir de reconstituições feitas por computador, em processo semelhante ao desenvolvido por Steven Spielberg no filme "Parque dos Dinossauros".
A diferença é que, no lugar de dinossauros destruindo carros e devorando pessoas, as imagens mostram os répteis se alimentando, migrando e tendo relações sexuais.
"É o documentário sobre dinossauros mais próximo da realidade já produzido", disse à Folha o paleontólogo Dave Martill, um dos consultores da equipe de produção, que afirmou "ter sido levado às lágrimas" ao ver o resultado.
Mas o maior desafio para a BBC foi conseguir fazer um programa de qualidade educativa e que, ao mesmo tempo, não fosse chato e desse audiência.
Para isso, vários recursos próprios do cinema de Hollywood foram usados, como fundos musicais, cenas de brigas entre dinossauros e uso de diferentes ângulos de câmera, que dão ao espectador a sensação de estar montado no dorso de um Tiranossauro Rex durante uma caçada.
A narração dos episódios é feita pelo ator Kenneth Branagh.
A BBC já acertou a venda da série para Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e mais nove países da Europa. Em breve começarão os contatos para comercializar "Walking with Dinosaurs" a países latino-americanos.
De acordo com a BBC, o mercado brasileiro receberá atenção especial porque um dos programas cita a região de Araripe, no Ceará, onde foram descobertos fósseis de vários dos dinossauros descritos na produção.



Texto Anterior: Conheça programas "formadores" da TV
Próximo Texto: Emissora enfrenta sua pior crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.