São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Provocação de Antônio Abujamra completa dois anos

RODRIGO RAINHO
DA REDAÇÃO

O programa "Provocações", da TV Cultura, completa hoje dois anos no ar. O entrevistado, às 22h30, é o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa. Antônio Abujamra, 69, que conduz o "talk show", falou ao TV Folha.

Por que José Celso?
José Celso é provavelmente o diretor de teatro de maior intuição da América Latina. É um dos mais modernos do teatro brasileiro.
O sr. esperava que "Provocações" ficasse tanto tempo no ar?
Seriam só 13 programas, para três meses, e começaram a achar que fazia sucesso. Percebemos que a TV pode corromper ou radicalizar. Nós radicalizamos de modo light, porque a relação humana muda, uma pessoa é uma hoje e outra amanhã.
Qual é o objetivo do sr.?
Estou muito mais preocupado com os telespectadores, que percebem que não sou o provocador, sou provocado. Quero que os entrevistados façam o seu momento. Pessoas falam o que querem, com toda a verdade e a liberdade.
Qual a função das poesias e dos textos lidos no programa?
Quanto mais poético, mais verdadeiro. A verdade psicológica é sempre menor que a verdade poética.
Como surgiu o "Provocações"?
Eu e Gregório [Bacic, o diretor] nos reunimos e resolvemos fazer algo que mostrasse às pessoas novos espaços, desde o berço até a tumba.
A iluminação do cenário pretende criar um clima mais provocador?
A iluminação e os movimentos de câmera são cuidadosos. Nosso programa é muito simples, mas a nossa simplicidade não é de ignorância.
Como o sr. encara o sucesso?
Na minha profissão, fracasso e sucesso são absolutamente iguais. Os dois são impostores.
O que mais o sr. faz atualmente?
Faço teatro sempre. Entrou em cartaz na sexta-feira, dia 9, uma peça só com negros, "Hamlet é Negro", no Teatro Glória, no Rio. A minha adaptação é uma mistura de trabalhos de Hamlet. Os negros são vanguarda erótica, musical e esportiva. Mas não atuam no teatro, precisamos de uma companhia negra. A criatividade é destruidora.



Texto Anterior: Troféu Santa Clara: Os piores da TV
Próximo Texto: Vale a pena ver: Discovery exibe série inédita sobre oceanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.