São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVOS PROGRAMAS
Canal de notícias estréia novos programas e aumenta o número de atrações em português
CBS lança sua nova programação

da Reportagem Local

O canal pago CBS Telenotícias estréia amanhã sua nova grade de programação. As mudanças comemoram um ano do canal, que, no dia 28 de setembro deste ano, anunciou a venda de 70% de suas ações ao grupo mexicano Medcom.
"O CBS Telenotícias é um canal de notícias mundial em língua portuguesa feito para agradar ao público brasileiro", diz Marcos Wilson, diretor-geral do canal.
A programação do canal é produzida em Miami, nos EUA, por cerca de 50 profissionais brasileiros. Com a nova grade, o CBS Telenotícias passa a mostrar cerca de 20 horas de produção em português por dia, contra as 11 horas exibidas anteriormente.
As quatro horas restantes serão preenchidas com programas da CBS norte-americana, como o "60 Minutes" e o "48 Hours", com legendas em português.
A meta, segundo Wilson, é mesclar noticiários com programas jornalísticos para dar uma dinâmica diferente à programação. "Essa mudança já no primeiro ano é muito positiva, estava programada para daqui a quatro anos", explica.
A troca era crucial para o sucesso do canal, cujos noticiários, de abril a agosto desse ano, chegaram a ser veiculados nas madrugadas do SBT.
Com o contrato rompido pela emissora brasileira e a concorrência de um canal pago de notícias como a CNN, era preciso reforçar o diferencial, a programação original em português.

Fé nas âncoras
Essas mudanças se traduzem em três novos programas encabeçados pelos âncoras mais conhecidos do canal, Paulo Echebarria, Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, e a criação do "Grande Jornal da CBS".
Este último irá ao ar às 11h, com Echebarria, e às 23h, com o casal de âncoras. "Usaremos correspondentes no mundo todo. No Brasil, temos a Carmem Amorim, em Brasília", explica Echebarria.
Ele apresentará, às sextas, às 21h, o "Semana em Revista", que fará um resumo dos eventos mais importantes da semana. "O programa é ligado ao meu perfil de repórter", diz o âncora.
As reportagens exibidas durante a semana serão atualizadas para o programa que será, segundo Echebarria, semelhante às grandes revistas semanais, como "Time", nos EUA, ou "Veja", no Brasil.
O "Direto da Redação" será a atração apresentada, nas quintas, às 21h, por Eliakim Araújo, que promete fazer "um bom programa de entrevistas que fale de economia, política e esportes".
O "Leila Entrevista" (terças, às 21h), abordará variedades. Na estréia, por exemplo, deve mostrar duas brasileiras que se tornaram executivas de grandes empresas nos EUA.
Os seguintes trarão artistas latinos, ou de interesse para brasileiros, que estejam em Miami ou nas proximidades de um estúdio da CBS. "Onde eles estiverem, nós podemos fazer entrevistas via satélite", diz Araújo.
(ALEXANDRE MARON)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.