São Paulo, domingo, 12 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL
Filomena troca SBT pela Globo


Até seis meses atrás, a atriz Gorete Milagres, de "A Praça É Nossa", animava festas em MG



da Reportagem Local

Em apenas seis meses, a atriz mineira Gorete Milagres, 34, deixou de animar festas em Belo Horizonte para fazer parte do quadro de humoristas da Globo.
Seu principal personagem, Filomena, uma mulher analfabeta, de dentes podres e fã de Silvio Santos, conseguiu picos de 34 pontos de audiência em "A Praça É Nossa", do SBT. A média de audiência do programa é de 25 pontos. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande SP.
Gorete criou Filomena em 1991, quando fez um teste para atuar na peça "Il Festino", no Festival de Inverno da UFMG, em Belo Horizonte.
Filomena ficou na gaveta durante três anos, até maio de 94, quando a atriz começou a fazer apresentações no bar Lulu Pocket Show, também em Belo Horizonte.
A partir de então, a personagem circulou por festas em Belo Horizonte até Gorete ser chamada, em dezembro passado, para animar a platéia do "Programa Saulo Laranjeira", da TV Alterosa, afiliada ao SBT em Minas.
Na TV, ela foi vista pelo ator Arnauld Rodrigues e convidada para um teste em "A Praça É Nossa".
Com o bordão "Ah, coitado!", Filomena "estourou" e, além da "Praça", participou do "Domingo Legal".
Em junho, a Globo, por meio do diretor de núcleo Walter Lacet, tirou Gorete do SBT. Na nova emissora, ela irá participar dos especiais de Renato Aragão.
A humorista diz que ainda não sabe como sua personagem será usada no programa de Aragão, mas algumas mudanças deverão ocorrer com Filomena.
"Eu sabia que teria de fazer algumas mudanças, que eu acho que são justas. A Filomena já saiu do interior há quatro anos é já está na hora de sofrer alguma influência da cidade. Mas eu sofri muito para me acostumar com isso", conforma-se Gorete. "Se não for uma descaracterização, acho que é válido", completa.
Na Globo, Filomena deve sofrer uma troca de figurino, ganhar dentes novos e deixar de carregar na mão um dente que ganhou de um prefeito do interior. As mudanças começaram a ser decididas em uma reunião que a atriz teve com Lacet na última quarta-feira, no Rio de Janeiro.
Ela não revela o valor de contrato, mas dá pistas. "É bem menos do que os R$ 12 mil por mês que estão falando."
Apesar da humildade de Filomena, a filha de fazendeiro Gorete tem uma página na Internet e uma empresa só para administrar a sua carreira.
No site (www.goretemi lagres.com), são apresentados seus quatro personagens. Além de Filomena, Gorete também criou Zulurdes, uma socialite decadente, Zé da Batéia, um bêbado, e Custódia, uma mulher que ficou louca depois de ser abandonada no altar pelo noivo.
Dos três, apenas Filomena e Zulurdes devem ser aproveitadas pela Globo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.