São Paulo, domingo, 15 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOSSA SENHORA!

Globo tenta salvar "Padroeira"

Novela das seis, que estreou há cerca de um mês, tem baixos índices no Ibope; emissora planeja a entrada de novos personagens

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

A GLOBO está tentando salvar "A Padroeira". A novela das seis, que estreou há menos de um mês, ainda não decolou e está amargando baixos índices de audiência. Na semana passada, o diretor Roberto Talma assumiu o comando da trama, em substituição a Walter Avancini, que idealizou a novela mas está afastado por problemas de saúde. Quem estava à frente, interinamente, era o diretor Mário Márcio Bandarra.

Além disso, na última terça, mudanças em "A Padroeira" foram discutidas em uma reunião na Globo. A Folha apurou que alterações no texto, entrada de novos personagens e mais trabalho de interpretação com os atores fazem parte da estratégia para recuperar audiência. Uma trupe de artistas mambembes deve aportar na novela. Todos os esforços buscarão dar mais movimentação à trama, que dedica parte de seu enredo a uma história verídica: o surgimento do culto a Nossa Senhora Aparecida.
"A Padroeira" está com média de 26 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo). Estreou com 32, mas não manteve o patamar esperado para o horário, acima de 30 pontos.
Uma das explicações da emissora para a baixa audiência é o racionamento de energia. No entanto, o horário noturno na TV foi o menos atingido pela crise energética. Segundo o Ibope, a maior economia da população ocorre de manhã -houve redução de 16% na audiência. O racionamento à noite foi de apenas 5%, enquanto a queda dos índices de "A Padroeira" ultrapassa os 10%.
Com essa queda, houve migração de audiência para SBT, Bandeirantes e, sobretudo, Rede TV!, que viu subir de 2,6% para 4% sua parcela no total de aparelhos ligados entre 18h e 19h, horário em que exibe o "Interligado Games".
O autor de "A Padroeira", Walcyr Carrasco, diz que ocilações fazem parte da trajetória das novelas. "Sobretudo nesse gênero, inspirado nas histórias de capa e espada. Acho que ela está nos trilhos."



Texto Anterior: Humor: Pitbicha é sucesso polêmico
Próximo Texto: Fortonas: Fãs de "Xena" se encontram em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.