UOL


São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela vai mostrar o drama de muitos idosos no Brasil

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
O ator Oswaldo Louzada, escalado aos 90


FREE-LANCE PARA A FOLHA

O autor de "Mulheres Apaixonadas", Manoel Carlos, resolveu abordar os problemas enfrentados pelos idosos no Brasil a partir do casal octogenário Leopoldo Martins (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva). "Ele é um velho ator, que vai para o Retiro dos Artistas quando não encontra mais espaço e compreensão na casa do filho. A idéia é gravar no Retiro, utilizando atores de lá", conta o novelista.
E completa: "O Retiro é um lugar digno e necessário. Um ator é uma pessoa muito especial, que precisa do convívio de outros companheiros de profissão para poder viver e sentir-se feliz. Aqui há pouco esclarecimento sobre leis e direitos dos idosos".
Louzada, 90 de idade e 73 de carreira, embora seja a antítese da maioria dos idosos -tem emprego, plano de saúde, é independente, passeia diariamente pela praia de Copacabana, onde mora, se reúne todas as noites para jantar com amigos, e nunca chega em casa antes da meia-noite-, diz que será um representante da terceira idade à altura, na TV.
"Reconheço as dificuldades pelas quais todos passam, e é bom poder apontá-las num veículo tão importante, que leva informação a milhões de pessoas." E acrescenta: "O maior problema é que os velhos no Brasil estão marginalizados. Além disso, existe a falta de atenção, de paciência, que é uma questão cultural. A própria família acaba deixando o idoso encostado em algum canto da casa".
Segundo Louzada, é difícil e caro manter o idoso. "Quando ele ainda tem recursos, tudo bem. Mas, se não tem, chega a um ponto em que, mesmo que exista amor por parte dos parentes, há dificuldade emocional e financeira." (SM)


Texto Anterior: Quem é quem
Próximo Texto: A casa dos 20 instrumentos: Filho do revisor de Villa-Lobos faz trilhas para a TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.