São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV 50 ANOS

Eloíza Mafalda faz questão de papéis leves

CLÁUDIA CROITOR

AOS 76 ANOS de idade, a atriz Eloíza Mafalda gaba-se de ainda ser lembrada como a dona Elvira de "A Grande Mentira", de 69, a primeira novela das sete na Globo e a primeira de sua carreira.
Nascida Mafalda Theoto, Eloíza começou sua carreira de atriz na rádio Tupi, chamada pelo irmão, locutor esportivo. "Como na época as atrizes não costumavam ter sobrenomes estrangeiros, resolvi mudar meu nome também. E, como fui eu quem escolhi, pude escrever Eloíza do jeito que eu quis, sem "h" e com "z'", conta. Em 53, ela fez sua primeira aparição na TV, apresentando programetes na TV Tupi.
A atriz, que está no elenco da nova série de Globo, "Aquarela do Brasil", já perdeu a conta de quantas novelas fez. "Devo ter feito umas 45. Havia épocas em que eu gravava uma de manhã e, à tarde, gravava um capítulo da novela que iria estrear em seguida." Entre seus papéis mais marcantes, Eloíza destaca as nordestinas Maria do Socorro, em "O Grito" (75), e Maria Machadão, de "Gabriela" (75) -"uma dona de bordel muito digna"- e, claro, a dona Nenê da série "A Grande Família". Hoje, diz, só quer fazer papéis "leves". "Quero fazer avós, nem tinjo mais o cabelo por isso", brinca.



Texto Anterior: Making of: Canguru virtual é a mascote da Globo na Olimpíada
Próximo Texto: 'Laços de Família': Ator gaúcho se diverte ao interpretar um impotente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.