São Paulo, domingo, 16 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz quase recusou o papel de Luzineide em "Torre de Babel'

da Reportagem Local

A atriz Eliane Costa, 37, a Luzineide da novela "Torre de Babel", da Globo, quase perdeu a oportunidade de se tornar conhecida. Ela quase recusou o papel da empregada que nunca fala justamente por não ter diálogos na trama.
Luzineide, a amiga da personagem Bina (Cláudia Jimenez), não pronuncia uma palavra na novela. Quando ameaça falar, é advertida com o bordão: "Cala boca, Luzineide".
Se tivesse recusado, hoje não seria reconhecida na rua e em quase todo lugar por onde passa.
Atriz há cerca de 14 anos, Eliane é carioca e ex-estudante de jornalismo. Atuou em montagens teatrais como "O Exercício Número 1", da diretora Bia Lessa, e peças como "A Vida Como Ela É" e "Alcassino & Nicoleta", que fizeram sucesso no Rio de Janeiro.
Numa dessas montagens, ela foi descoberta pelo diretor Abelardo Lustosa, que a indicou para um teste na Globo. Quando descobriu que seu personagem não falaria, pensou seriamente em recusá-lo.
"Acho que o fato de ela não falar reverteu a meu favor. Se aparecesse na cena perguntando se alguém quer um cafezinho, por exemplo, não seria notada", analisa.
Para provar a popularidade, Eliane lembra que é só sair à rua que já ouve: "Cala boca, Luzineide". A personagem iria morrer na explosão do shopping, no capítulo 45, mas o autor, Silvio de Abreu, resolveu deixá-la na história.
Eliane afirma avalia que está fazendo ótima parceria com Cláudia Jimenez. Ela revela também que, na muitas vezes, sua interrupções são improvisadas.
"A Cláudia já me disse para interrompê-la na hora que eu quiser, que ela vai me mandar calar a boca", conta.
Como não pode falar, a atriz exercita as expressões para caracterizar sua personagem. "Pego o texto e fico imaginando a resposta verbal que ela daria. Depois, imagino a cara que ela faria", explica.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.