São Paulo, Domingo, 18 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV NO MUNDO

Séries da Sony parecem drama mexicano

ANTONINA LEMOS e
NOELLY RUSSO
da Reportagem Local

Antes de ligar a TV para assistir a algumas das séries do canal pago Sony é indispensável ter à mão uma caixa de lenços de papel. Principalmente se for segunda ou terça, dias de "Felicity", "Dawson"s Creek" e "Party of Five".
Haja desgraça! Essas séries inauguraram um novo tipo de programa, o seriado mexicano, ou "sitdrama", em que apesar de os personagens estarem péssimos, algo pior sempre acontece.
"Dawson's Creek", febre nos EUA, traz a história de um grupo de adolescentes descobrindo que a vida é dura.
No caso deles, nem tanto, já que são bonitinhos, têm acesso a uma escola bacana, andam bem vestidos, descobrem seus talentos e os desenvolvem, além de morarem em uma cidade linda. Parte deles até namora com quem gosta.
Mas, como nada disso é garantia de felicidade, eles amolam os telespectadores com uns problemas que só podem ter origem na "falta de surra".
Na Internet, alguns sites mostram o desagrado com o chororô. A maioria mete o pau exatamente nos problemas de relacionamento dos personagens, considerados exagerados e irreais.
Como sempre dá para piorar, a campeã de chatice é a linda e loira "Felicity". A moça pode ser considerada uma versão americana da "Maria do Bairro", aquela da famosa novela mexicana. Um de seus passatempos prediletos é chorar - na maioria das vezes por causa de homem. "Por que Felicity chora" é o nome de uma página da Internet comentando o dramalhão.
Essa é a história de uma adolescente de 17 anos, Felicity, que consegue uma vaga na Universidade de Nova York, para onde foi só para perseguir uma paquera do colegial.
Lá, ela toma um fora (não dá para não achar bem-feito) e sofre tentando decidir se quer ser médica ou artista plástica. Ela parece a Angélica e a Lisandra Souto na fase mais chata, quando discutiam a importância de ser virgem.
Outro site da Internet mostra que mais de 39 mil internautas acham que Felicity é o personagem mais sofredor da TV.
"Party of Five" é o grande culpado dessa onda de dramalhão. O seriado é uma espécie de "Chiquititas". A diferença é que os personagens falam inglês e, em vez de morar em um orfanato, vivem em uma casa bacaninha. Em seis anos, os irmãos Sallinger perderam os pais, um deles descobriu estar com câncer, outro tornou-se alcoólatra, e outra fez um aborto e terá um caso gay.
Para aliviar a vida dos telespectadores, poderiam casar Dawson, de "Dawson's Creek", com a Julia de "Party of Five", assim ele se esquecia de Joey, que poderia conhecer Noel de "Felicity", já que os dois têm um temperamento sensível e artístico.
Felicity tinha de se casar com Charlie, o irmão mais velho de "Party of Five", porque essa menina precisa de um bom moço e Charlie já está acostumado a cuidar de crianças!


Texto Anterior: Próximos capítulos
Próximo Texto: Parabólicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.