São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUE SONO...

Apresentadores falam dos programas exibidos muito cedo ou muito tarde

Alguma coisa no ar além dos bocejos do público

RODRIGO RAINHO
DA REDAÇÃO

VOCÊ pode estar dormindo, mas eles estão lá, nos horários mais esdrúxulos, espremidos nas grades de programação das emissoras. São os apresentadores de programas que vão ao ar nas primeiras horas da manhã ou na mais alta madrugada.
Um dos mais antigos da tribo é o "Globo Rural", exibido aos domingos, às 8h, e de segunda a sexta, às 6h15. No ar desde janeiro de 1980, o programa mostra o cotidiano, as técnicas, a cultura e os costumes dos produtores rurais brasileiros. O repórter e apresentador do "Globo Rural", Nelson Araújo, reconhece que há telespectadores insatisfeitos. "Para muita gente, é um horário ruim", diz. "O pessoal do campo considera tarde, embora o programa vá ao ar em um horário que permite aos fazendeiros fazer as atividades obrigatórias das manhãs, como tirar o leite dos animais. Os urbanos, por outro lado, acham muito cedo." Nas manhãs de sábado, às 7h35, a Globo exibe o "Pequenas Empresas", voltado a empresários e franquiados. "Quem tem interesse pelo assunto, sem dúvida acorda cedo", diz Vera Iris Paternostro, supervisora da atração. "Proporcionamos ao nosso cativo público-alvo as informações que ele mais precisa". O SBT exibe nas manhãs dois programas segmentados e um telejornal diário. "Planeta Turismo", que vai ao ar aos domingos, às 7h30, mostra diferentes regiões do país. Única do gênero no horário, a atração adota uma linguagem coloquial para não afastar os telespectadores, ainda sonolentos. "A idéia é fornecer uma linguagem de fácil acesso e dar uma opção diferente na manhã. A emissora disponibilizou apenas esse horário e "abraçamos" com carinho", diz o apresentador Ruy Façanário. A emissora de Silvio Santos também leva ao ar aos domingos, às 8h30, o "Siga Bem Caminhoneiro", exibido desde a década de 90 e que mostra o Brasil da "janela da boléia". "O caminhoneiro é obrigado a acordar cedo. No domingo, geralmente estão parados nos postos de gasolina e assistem, o que rende uma audiência boa", diz o diretor, Murilo Carvalho.

Costume Patricia Pioltini apresenta o diário "TJ Manhã", às 6h30, um dos primeiros telejornais do período. "No início foi difícil trabalhar tão cedo, mas o organismo acostumou", afirma ela. "Recebo e-mails de telespectadores que acordam cedo para trabalhar e de donas-de-casa. São pessoas que ligam a TV quase por obrigação. Se não vêem conteúdo e o sorriso da apresentadora, mudam de canal", diz.
De segunda a sexta, das 3h às 6h, a MTV exibe clipes alternativos no programa "Central", desde músicas atuais até as mais antigas, da década de 70. "Nos finais de semana, exibimos rock, tecno e outros ritmos das baladas. Colocamos no ar os clipes mais bacanas para o público da madrugada, sem o "play list" do dia", diz Yone Sassa, gerente de programação musical do canal.
No canal de notícias Bandnews (TVA/ Directv), dois jornalistas apresentam blocos de 15 minutos de notícias, ao vivo, durante toda a madrugada. "Não é fácil trabalhar num horário como esse. Temos de ter o dobro de responsabilidade do que no turno diurno. Aqui é madrugada, mas nos lugares onde o sol já nasceu, as notícias não param de chegar", diz Sérgio Ewerton, apresentador do canal. "As pessoas que nos assistem geralmente são empresários, jornalistas e investidores que precisam estar a par do que acontece no mundo financeiro, político e econômico."


Texto Anterior: NY TV: Finalmente um show de resultados
Próximo Texto: Briga Boa: Canal Brasil quer atingir maior público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.