São Paulo, domingo, 19 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOCÊ DECIDE
Segundo enquete do TV Folha, atrações como essa só baixam o nível da TV
Leitores condenam "brincadeiras"

DA REDAÇÃO

O resultado da enquete proposta pelo TV Folha sobre os programas que fazem brincadeiras de gosto duvidoso com a platéia ou com seus convidados revelou que há muita gente indignada com esse tipo de atração.
Das 110 mensagens recebidas por carta, fax ou e-mail nas duas últimas semanas, 108 leitores acham que esse tipo de atração não é saudável e só colabora para baixar ainda mais o nível da TV brasileira.
Para a leitora Vânia de Castro, que mandou um e-mail com sua opinião, esses programas são "a vergonha nacional".
Segundo José Dionísio de Almeida, de São Vicente (SP), programas como "Ed Banana", "Passa & Repassa" e "Festa do Mallandro" revelam "a falta de conhecimento dos telespectadores a respeito de seus direitos individuais". Mas não é só isso que fica evidente nesse tipo de atração, segundo Almeida. "Fica claro também que os produtores são débeis e incapazes de fazer programas criativos e inteligentes", complementa o leitor.
Muitos acham que a culpa pelo baixo nível é das emissoras, mas a leitora Marcia Harada pensa diferente. Para ela o nível da TV só vai subir quando "o telespectador ficar mais exigente".
O controle da TV é outra questão polêmica. Para a leitora Antônia Dias, "esses programas são de um nível baixíssimo, mas é melhor tê-los no ar do que vê-los censurados".
Um leitor que se identificou apenas como "Reginaldo" não pensa da mesma maneira. Na opinião dele, "é uma pena que a Justiça não tenha como proibir esses programas e tirá-los do ar".
Só dois leitores não condenam esses programas. Para Eddy Beutter, que mandou um e-mail, "é hipocrisia da imprensa fazer enquetes desse tipo, afinal a mídia impressa também explora Tiazinhas, Feiticeiras e fenômenos como Ratinho".
Gláucia Dimitrol, de São Paulo, defende o programa "Ed Banana" pois considera suas brincadeiras divertidas e leves. "É melhor do que assistir a cenas violentas e carregadas de sexo", afirma.


Texto Anterior: Band/Traffic: "Show do Esporte" estréia hoje três novos quadros
Próximo Texto: Documentário: Série "Música do Brasil" leva ritmos do país à MTV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.