São Paulo, Domingo, 19 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"BOOM" JECA

Record lança "nova Filó" na Escolinha

da Reportagem Local

Magra, lenço na cabeça, mão na cintura, voz aguda, a mineira Concessa, nova personagem da "Escolinha do Barulho", da Record, é a cara de Filó, a doméstica interpretada por Gorete Milagres no humorístico "Ô, Coitado!", do SBT.
A diferença está nos bordões e na dicção -bem melhor que a de Filó. As máximas de Concessa são "Não tem problema; pingou aqui, ficou!", com um dedo na cabeça para mostrar que aprendeu alguma coisa, e "Comparação...", quando quer explicar algo.
Sua intérprete, a atriz mineira Cida Mendes, fez na semana passada um teste na "Escolinha". Ganhou uma cadeira fixa e é uma das únicas a redigir seu próprio texto.
Cida é a primeira a negar a semelhança com a doméstica de Gorete. "Todos os personagens bêbados se parecem com o do Tom Cavalcante, assim como todas as mulheres caipiras se assemelham com a Filó", diz. "A partir de uma mesma pesquisa, fizemos duas leituras e criamos duas personalidades diferentes." Mas reconhece: "A voz é muito parecida, né?"
O diretor da "Escolinha", Homero Salles, diz que existe uma grande diferença entre elas. "A Filó não existe na vida real, mas a Concessa sim."
Cida Mendes começou a compor a personagem em sua terra natal, Pará de Minas (MG), em 93, quando passou a convidar grupos de teatro de Belo Horizonte para se apresentar em sua cantina.
Montou então seu próprio grupo, apresentando-se em Belo Horizonte e Goiânia. Em 97, ganhou o primeiro prêmio (R$ 10 mil) no concurso de humor do canal pago Multishow com um monólogo de oito minutos da personagem.

Cinema
No ano passado, Cida participou de "O Tronco", filme do cineasta João Batista de Andrade que tem estréia prevista para outubro em São Paulo.
Ângelo Antônio e Letícia Sabatella, protagonistas do filme, gostaram da personagem e levaram Cida para o Rio, onde ela apresentou o monólogo "Concessa Tecendo Prosa".
João Batista está escrevendo um roteiro para um filme em que Concessa será a protagonista. "Adoro ser chamada de Mazzaropi de saias", diz Cida.
(THIAGO STIVALETTI)


Texto Anterior: Making of: Gorete Milagres mexe em seu programa e tira Filó do estúdio
Próximo Texto: TV paga: Net vende jogos avulsos do Brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.