São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Globo, foi "êxito total"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Globo está preparando mais um de seus workshops com diretores de núcleo, autores e roteiristas, para discutir metas e métodos de trabalho. Segundo Silvio de Abreu, o tema principal será "como aumentar a audiência sem apelar para o populacho". O diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, porém, afirma que o evento é apenas "um encontro de praxe para debater tendências da TV mundial, propostas, investimentos e desafios". Também identificado com as produções de qualidade na TV brasileira, o diretor Luiz Fernando Carvalho, responsável pelas novelas "Renascer" e "O Rei do Gado", além da minissérie "Os Maias", exibida pela Globo no ano passado e que não obteve os índices de audiência esperados, lamentou não poder comparecer ao seminário. "É uma pena que eu não possa ir, porque teria muita coisa para falar. Mas falo depois, não precisa ser em seminário", afirma Carvalho, que, durante o evento, estará trabalhando na nova novela de Benedito Ruy Barbosa, ainda sem título definido. Mas Carvalho aproveitou para mandar um recado ao colega Silvio.

Elogios
Especificamente sobre "As Filhas da Mãe", Luis Erlanger faz elogios: "Do ponto de vista artístico, a novela foi um êxito total, porque está dentro dos princípios da emissora apostar em novos formatos. Nunca houve na televisão brasileira uma inovação tão grande em termos de linguagem e edição, mas não houve assimilação popular".
Erlanger diz que a Globo preferiu encurtar a novela para "não afetar a integridade da criação artística, porque, se houvesse mudanças, elas seriam radicais". Segundo ele, "novela reflete os anseios da população, por isso é uma obra aberta e sujeita a grupos de discussão. A Globo não diz ao autor o que fazer, mas transmite a ele o diagnóstico dado por pesquisas com os telespectadores".
De acordo com o diretor da CGCom, a previsão era de que a novela fosse veiculada até depois do Carnaval, quando a audiência tradicionalmente cai. Ele afirma que "As Filhas..." teria acabado antes para não "encavalar duas estréias, das novelas das 18h e das 19 horas". (FD)


Texto Anterior: O autro desbafa: "Se não tem sexo, ninguém assiste"
Próximo Texto: Artigo - Luiz Fernando Carvalho: Coragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.