São Paulo, domingo, 20 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Título estranho vira moda na TV

Canais inventam tanto que está difícil saber de que se trata o programa apenas pelo nome

DA REDAÇÃO

"E Aí, Beleza?"
"Cala a Boca, Bocão"
"Óia Só o Perigo"
"Ah, Eu Tô Maluco"
O que parece um diálogo de doidos nada mais é do que a reunião de alguns títulos de programas exibidos pelas TVs brasileiras. No sistema aberto ou no pago, uma proliferação de nomes esdrúxulos está deixando o telespectador intrigado com o que poderia estar por trás de cada atração. Seria de se reclamar, se não fosse até engraçado.
Se o seu filho, por exemplo, disser que vai assistir "Zoboomafoo" na TV, não ligue para o logopedista; o menino não está gago. Ele apenas vai sintonizar o aparelho no canal infantil Discovery Kids para se divertir com uma de suas atrações. Depois, talvez ele mude para o canal Animal Planet, para ver o "Petcetera". E daqui a alguns anos, quando estiver maior e interessado pelas ciências, certamente será fã do "Paleomundo", do Discovery Channel.
Entender a programação das emissoras de televisão não é fácil, inclusive no que diz respeito aos horários: "Cães de 9 às 5", outra atração do Animal Planet, não passa no referido período, mas às 7h. E o "Não Exibido", da lusitana RTPi, é exibido, sim, nas madrugadas de sexta-feira. "À Roda do Taxo", "Não És Homem, Não És Nada" e "Milionários à Força", aliás, são outras intrigantes opções para portugueses de todo o mundo matarem as saudades da "terrinha".
Mas, quando se trata de imaginação fértil, é difícil desbancar o canal People + Arts. Seu programa sobre jardinagem leva o pomposo nome de "Entre Pétalas e Ramos". E quem não vai querer conhecer por dentro as "Mansões dos Ricos e Famosos", os "Spas Espetaculares", a "Casa Soturna" ou, ainda, saber quais são as "Memórias de uma Coelhinha"? Este último título, aliás, cairia melhor no canal Playboy TV, que, para não ficar atrás na babel da nomenclatura, veicula o sugestivo "Vídeos Caseiros Travessos".
De volta à vertente científica, há atrações que assustam só pelo nome. O episódio "Ataque Cerebral", da série "Linha Vital", do Discovery Health Channel, e "A Luta Contra o Mal de Alzheimer", programado pelo GNT, devem ter como público-alvo apenas médicos e hipocondríacos de plantão.
Quanto mais estilo, mais diversão: "Dente de Sabre: Sorriso Fatal", "Mosquito: Pesadelo Mortal" (Discovery), "Bicho Neurótico, Dono Nervoso" e "Veterinários em Prática" (Animal Planet), "Mecânica Popular para Jovens" (Futura)...
Reticências, por sinal, causam impacto no telespectador. Pelo menos é nisso que acreditam os tradutores do Discovery e do Animal Planet, canais que exibem, respectivamente, "Na Mente dos... Criminalistas" e "A História Completa das... Cobras".
No ramo da culinária, ninguém precisa ter saudade da "Cozinha Maravilhosa de Ofélia". Há agora o "Comida Sabida" (Futura) e o "Churrasco com os Astros" (Gazeta). Sem falar no "Ainsley Cozinha ao Ar Livre" (People + Arts). O canal só não explica o que acontece com os petiscos do Ainsley quando chove.
Para decifrar tantos títulos inusitados, talvez seja preciso consultar uma "Enciclopédia Cósmica Digital". Sim, ela existe e estreou na TV Cultura em forma de programa no último dia 12. (MARCELO MIGLIACCIO)



Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Multishow faz a festa da MPB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.