São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO - OUTROS LANÇAMENTOS

DO FUNDO DO MAR
Warner
 
(Deep Blue Sea, EUA, 1999).
Direção: Renny Harlin.
Com Samuel L. Jackson, Stellan Skarsgard, Michael Rapaport, Thomas Jane. 105 min. Aventura. Quando o finlandês Renny Harlin levou Sylvester Stallone aos picos nevados de "Risco Total" (1993), acreditou-se que ele seria mais um dos bons diretores de filmes de ação de Hollywood. De lá para cá, Harlin inverteu a expectativa, assinando um fracasso atrás do outro, como "A Ilha da Garganta Cortada" (1995) e "Despertar de um Pesadelo" (1996), os dois estrelados por Geena Davis, na época esposa do diretor, e o último, em parceria com Samuel L. Jackson. Davis abandonou o barco, mas Jackson ainda ficou fiel a Harlin nessa aventura submarina filmada nos estúdios da Fox, no mesmo tanque utilizado por James Cameron em "Titanic". As semelhanças ficam por aqui, e olhe lá. Dá uma certa pena ver atores do calibre de Jackson ("Pulp Fiction") e Rapaport ("Poderosa Afrodite") tentarem vencer o clima burocrático da direção e dar um certo charme à trama sobre uma cientista que estimula o crescimento do cérebro de tubarões para tirar deles proteínas: elas podem curar doenças degenerativas humanas. Parece estranho? Não se preocupe, porque o filme concentra-se na revolta dos tubarões, claro. A produção é boa, não se pode negar. Mas não precisava de tudo isso para dizer que pode ser perigoso brincar com a natureza.
Lançamento em VHS e DVD.

O SENTIDO DO MEDO
Columbia
  
(Absence of the Good, EUA, 1999).
Direção: John Flynn.
Com Stephen Baldwin, Rob Knepper, Shawn Huff. 105 min. Policial.
Membro do clã dos Baldwin, os irmãos-gatos (Alec, William, Daniel e Stephen, claro) que agitaram Hollywood em meados dos anos 90, Stephen não se ligou a produções muito convencionais, investindo, em geral, em filmes-surpresa como "Três Formas de Amar" (1994) ou "Os Suspeitos" (1995), dos quais não se esperava muito e foram sucessos. A carreira dos Baldwin entrou em curva descendente nos últimos dois anos, Stephen inclusive, mas mesmo assim o ator -casado com uma brasileira e pai de duas filhas- continua investindo em produções "diferentes", como esse suspense policial no qual ele tem de descobrir a identidade de um "serial killer" cujos crimes aparentemente não têm nada em comum, poucas semanas depois da morte de seu filho. Acima da média pouco recomendável dos telefilmes, "O Sentido do Medo" tem no roteiro curioso e na direção de John Flynn, especialista no gênero filmes para TV, dois diferenciais na construção do clima de suspense. Mas o lado esotérico da trama, pouco sutil, pode decepcionar.



Texto Anterior: Indicações ao Oscar foram só susto
Próximo Texto: Sell thru
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.