São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVELAS
Atuais tramas das seis e das sete da Rede Globo têm os menores índices do Ibope nos horários desde 1993
`Anjo' e `Salsa' têm a pior audiência

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

As novelas ``Anjo de Mim'' e ``Salsa e Merengue'' estão tendo os piores índices de audiência registrados pelo Ibope desde 1993, respectivamente nas faixas das seis e das sete da Rede Globo.
Até dezembro passado (último dado disponível), a média mensal de ``Anjo de Mim'' era de 28 pontos na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores.
Sua antecessora, ``Quem É Você'', teve média de 32 pontos.
A baixa performance de ``Anjo de Mim'' fica mais explícita quando comparada com ``Mulheres de Areia'', exibida entre fevereiro e setembro de 1993. A trama de Ivani Ribeiro teve 49 pontos de média mensal.
Desde então, as novelas das seis só vêm perdendo audiência. ``Sonho Meu'' (setembro/93 a abril/94) ficou com 44 pontos de média, 4 a mais que ``Tropicaliente'' (abril a dezembro/94).
Em janeiro de 95, a Globo lançou ``Irmãos Coragem'', numa tentativa de reconquistar a audiência. Mas o projeto não emplacou e a novela teve média de 33 pontos, 1 a menos do que ``História de Amor'', sua sucessora na faixa das seis.
Já ``Salsa e Merengue'' tinha até dezembro média mensal de 36 pontos, 1 a menos que sua antecessora, ``Vira Lata'' (37) -considerada ``um fracasso'' pela própria Globo.
A média de ``Salsa'' está 16 pontos distante da audiência do maior sucesso na faixa das sete desde 1993: ``A Viagem'' (52 pontos entre os meses de março e outubro de 1994).
Culpa do trânsito
Para Walter Negrão, 55, autor de ``Anjo de Mim'', o principal vilão, que estaria roubando a audiência das novelas das seis, seria o trânsito de São Paulo.
``O trânsito de São Paulo piorou muito nos últimos quatro anos. Hoje, ninguém consegue mais chegar em casa às 18h'', diz.
Em segundo lugar, ainda segundo Negrão, o horário de verão também atrapalhou a audiência de ``Anjo de Mim''. ``O horário de verão é terrível para as novelas das seis'', diz.
Negrão acredita que se acrescentasse esse público -que não consegue mais estar em casa às 18h- ao cativo -donas-de-casa, principalmente- sua novela não estaria tão mal no Ibope.
O autor também enumera a concorrência com as outras emissoras e com os canais de TV paga como fatores para a queda da audiência das novelas das seis.
Para Negrão, ``Anjo de Mim'' ainda pode estar sendo vítima de boicote. ```Anjo de Mim' tem uma temática muito específica, fala da regressão no tempo, da reencarnação. Pode estar havendo uma rejeição, principalmente dos evangélicos'', diz.
Maria Carmem Barbosa, que escreve ``Salsa e Merengue'' com Miguel Falabella, diz não sofrer qualquer pressão da Globo com relação à audiência da novela. Ela nega que a direção teria pedido mudanças na trama, como a antecipação do aparecimento de Urbano (José Wilker).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã