UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS TIRAS

Velhos policiais retornam à ativa no USA a partir de hoje

JOSÉ AGUIAR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

OS CRIMINOSOS que se cuidem. Alguns dos maiores representantes da lei e da ordem estão deixando a aposentadoria de lado e voltando à ativa, no canal USA, a partir de hoje. Abrindo a sessão "Domingo Sob Suspeita", às 12h, entra "Arquivo Confidencial" (1974-80), que conta as aventuras do detetive particular Jim Rockford, um ex-policial expulso da corporação por um crime que não cometeu.
Em seguida, às 13h, é a vez de "Magnum" (1980-88). Interpretado pelo bigodudo Tom Selleck, ele era um detetive bonachão que trabalhava como caseiro de uma mansão no Havaí.
Curiosamente, por causa dela, Selleck não desfrutou de um sucesso maior ainda: impedido por motivos contratuais, perdeu a chance de viver Indiana Jones no filme "Caçadores da Arca Perdida", de 1982, para o qual era a primeira opção de Steven Spielberg.
Às 14h, vai ao ar "Columbo" (1971 a 1978). Vivido por um Peter Falk, eternamente trajando um desbotado sobretudo, ele era um nada glamouroso tenente da polícia de Los Angeles. Fumando um charuto fedorento e dirigindo um automóvel caindo aos pedaços, era sempre menosprezado pelos criminosos, que acabavam se dando mal.
Outro tenente, agora de Nova York, era "Kojak" (16h), policial durão e careca que adorava chupar pirulitos. Cínico e charmoso, agradou a audiência feminina, garantindo 115 episódios, entre 1973 e 1978, mais cinco longas nos anos 90.
Fechando o bloco, entra "Baretta" às 18h. Com música tema de Sammy Davis Jr, a série, que teve 82 episódios entre 1975 e 1978, mostrava o dia-a-dia do jovem Tony Baretta, que morava num hotel decadente e sempre levava a tiracolo sua cacatua de estimação, Fred.
Infelizmente, hoje a série é mais lembrada pela situação em que se encontra seu intérprete, o ator Robert Blake, acusado do assassinato de sua mulher, Bonny Lee Bakley, mãe de sua filha de 4 anos, reconhecida após um exame de DNA. Preso há 11 meses, o ator, de 69 anos, será julgado na próxima quinta-feira nos EUA.


Texto Anterior: Big Brother Brasília: Deputado desmente ajuda a Dhomini
Próximo Texto: Capa 23.03
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.