São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINISSÉRIE


Novas caras ganham espaço em "Os Maias"



Em sua estréia na TV, Simone Spoladore atuará ao lado de Ana Paula Arósio, que aparecerá loira e com lentes castanhas

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

A MINISSÉRIE "Os Maias", baseada no romance de Eça de Queirós, vai estrear na Globo, no dia 9 de janeiro, com um objetivo particular: revitalizar a imagem de atores como Ana Paula Arósio e Leonardo Vieira.

Segundo o diretor Luiz Fernando Carvalho, houve um esforço para "descascar" do rosto desses atores a máscara de personagens anteriores. No caso de Ana Paulo Arósio, que ficou loira e pôs lentes de contato castanhas, a preocupação foi além. A idéia é separar a atriz da imagem de garota-propaganda.
"Eu não queria ver a garota 21 em cena. A própria Ana Paula sentia essa necessidade. A imagem desses atores está muito massificada. Fiz a proposta para eles como um exercício", disse Luiz Fernando Carvalho, durante o lançamento da minissérie num hotel em São Conrado, zona sul do Rio.
A mudança no visual de Ana Paula Arósio, porém, não serve apenas a esse objetivo. Ela segue as descrições de Eça de Queirós para a sua personagem, Maria Eduarda, protagonista da história.
"O ator tem de mudar sempre que puder. Gostaria que as pessoas me vissem na minissérie como a Maria Eduarda, e não como a Ana Paula Arósio", disse a atriz.
A revitalização da imagem de Leonardo Vieira vai na direção contrária. Ela pretende dar mais visibilidade à carreira do ator na TV. "Não tenho imagem desgastada. Pelo contrário. As pessoas estavam me cobrando para fazer mais televisão", disse Vieira.
Ao lado dessa "recauchutagem", "Os Maias" terá um rosto novo: é o de Simone Spoladore, 22, que faz sua estréia na TV. Ela é uma "cria" de Luiz Fernando Carvalho, que já havia dirigido a atriz em seu filme "Lavoura Arcaica", que será lançado nos cinemas após a exibição da minissérie.
Simone Spoladore afirma não ter medo de desgastar sua imagem, um risco para os jovens atores globais alçados ao estrelato subitamente. "Minha única preocupação é a de fazer um bom trabalho, onde quer que seja. Tenho aprendido muito e estou descobrindo como fazer TV", disse a atriz, que desde os 16 anos atua no teatro profissional, em Curitiba.
"Os Maias" terá 44 capítulos e é a produção da Globo que passou mais tempo sendo gravada fora do Brasil. Durante seis semanas, o elenco e a equipe técnica percorreram várias locações em Portugal em busca de uma fidelidade à obra de Eça de Queirós.
"Não fomos a Portugal para fazer cartão-postal, mas para seguir o projeto realista de Eça de Queirós. Lá pudemos contar, por exemplo, com o povo português pisando em uvas numa cena que soaria falsa, imitativa, se fosse gravada com figurantes no Projac (onde ficam os estúdios da Globo no Rio)", disse Luiz Fernando Carvalho.
"Os Maias" é uma saga contada em três fases que desemboca na relação entre os personagens Carlos da Maia (Fábio Assunção) e Maria Eduarda (Ana Paula Arósio), que se apaixonam sem saber que são irmãos.
Seus pais são Pedro da Maia (Leonardo Vieira) e Maria Monforte (Simone Spoladore), uma mulher impulsiva que foge com o amante, levando a filha Maria Eduarda e deixando o primogênito Carlos com o marido. Pedro não suporta o abandono e se suicida. Carlos passa a ser criado pelo avô, Afonso da Maia (Walmor Chagas).
A adaptação do romance "Os Maias" (1888) foi feita pela autora Maria Adelaide Amaral, que nasceu e morou em Portugal até os 12 anos. "Apesar dessa facilidade com a sintaxe portuguesa, foi muito difícil cometer licenças, respeitar e misturar obras de Eça de Queirós", disse Maria Adelaide.
Além de "Os Maias", a autora pinçou personagens de outras duas obras do escritor português: "A Relíquia" e "A Capital". São eles os responsáveis pelo humor da minissérie.
O elenco conta ainda com os atores Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Rodrigo Penna e um time de veteranos, entre eles José Lewgoy, Eva Wilma, Stênio Garcia, Paulo Betti, Otávio Augusto, Cécil Thiré, Osmar Prado, Sérgio Viotti e Myrian Muniz.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.