São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT comercializa novelas inéditas


Emissora expõe pela 1ª vez em feira de TV e entra em disputa com Globo e Televisa


da Reportagem Local

O SBT entrou definitivamente na disputa por uma fatia do mercado internacional de telenovelas, dominado pela mexicana Televisa e pela Rede Globo, na semana passada.
Pela primeira vez, a emissora participou como vendedora em uma feira internacional, ainda que precariamente, dividindo um estande com a argentina Telefe, na Natpe.
A Natpe, encerrada em Nova Orleans na última quinta, é a principal feira de televisão do continente americano. Reúne 18 mil executivos do setor.
Na feira, Salatiel Lage, responsável pela recém-criada divisão de vendas internacionais do SBT, ofereceu 11 novelas, duas delas ainda inéditas no Brasil: "Pérola Negra" ("Black Pearl", em inglês, e "Perla Negra", em espanhol) e "O Direito de Nascer" ("The Right to Be Born"/"El Derecho de Nacer").
²A primeira, que já tem 140 capítulos gravados, deve estrear em março no país. Já "O Direito de Nascer", atualmente em produção, só deve ir ao ar após o fim de "Pérola Negra".
²As outras novelas do catálogo internacional do SBT são: "Éramos Seis" ("There Were Six of Us"), "As Pupilas do Senhor Reitor" ("The Wards of the Rector"/"Las Alunas del Señor Rector"), "Sangue do Meu Sangue" ("Blood of my Blood"/"Sangre de mi Sangre"), "Razão de Viver" ("Reason for Living"/"Razón de Vivir"), "Os Ossos do Barão" ("The Bones of the Baron"/"Huesos del Barón"), "Chiquititas" ("Children"), "Antônio Alves, Taxista" ("Antonio Alves, Taxi Driver"), "Dona Anja" (sem traduções) e "Colégio Brasil" ("Brazil High School").
²Embora já tenham títulos em inglês, essas produções ainda não foram dubladas para o idioma. Atualmente, estão ganhando versões em espanhol.
Globo
A Globo lançou na Natpe as edições internacionais de "Anjo Mau", que virou "Angel Malvado" e de "Por Amor", que não teve tradução. A emissora ofereceu ainda uma amostra de "Corpo Dourado".
²A Globo também apresentou pela primeira vez ao mercado latino "A Justiceira" e "A Vida como Ela É" ("Tabloid Stories"). Os principais alvos da emissora são os países de línguas portuguesa e espanhola.
²Segundo o jornal norte-americano "Video Age", especializado em negócios de TV e cinema, a Globo deve ter faturado em 97 cerca de US$ 100 milhões com a exportação de novelas e minisséries.
²Em um ranking das cem maiores distribuidoras internacionais de produtos de TV, elaborado pelo mesmo jornal, a Globo ocupa o 14º lugar (veja quadro ao lado), perdendo na América Latina apenas para a Televisa (13º lugar).
²Como as 12 primeiras colocadas no ranking são grandes exportadoras de filmes e seriados, a Televisa e a Globo figuram como as principais vendedoras de telenovelas do mundo. (DANIEL CASTRO)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.