UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibope diz que nunca houve monopólio no setor

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ibope Mídia refuta as acusações de monopólio feitas pelo seu novo concorrente, o Datanexus.
"No que se refere à medição de audiência de TV, o Ibope é o único fornecedor, mas isso não caracteriza monopólio, já que não existiu qualquer impedimento para a entrada de concorrentes", diz o diretor-executivo do instituto, Flávio Ferrari.
Segundo o Ibope, existem "uma série de controles e tratamentos a que os dados precisam ser submetidos, que não podem ser feitos em tempo real".
"Embora as diferenças numéricas entre os relatórios on-line e do dia seguinte sejam pequenas, a experiência mostra que esse cuidado é indispensável", diz Ferrari.
O instituto informa que os dados chegam aos clientes "em menos de um minuto", após passar por processo de controle de qualidade, que inclui a ponderação e a checagem.
Ferrari não concorda com a afirmação de que o início da concorrência dará mais transparência e eficiência aos serviços. "Não dependemos de um eventual concorrente local para estarmos motivados em busca de soluções de melhor qualidade ou preço", diz o diretor-executivo.
"A transparência não é determinada pela existência da concorrência. Os institutos têm a obrigação de comunicar as questões metodológicas, tecnológicas e processuais dos serviços e esclarecer dúvidas."
Sobre as entrevistas para a seleção dos 750 domicílios na Grande São Paulo, o Ibope rebate. "O instituto faz o "Levantamento Sócioeconômico" [LE], de três em três anos, para atualizar as informações censitárias", diz Ferrari. "O último foi feito em 2000 e um novo está em curso." (RR)


Texto Anterior: Audiência: No ar, a dança dos números
Próximo Texto: Estréias: Globo lança "O Jogo" nesta terça-feira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.