São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

GNT homenageia Laurindo Almeida

da Reportagem Local

Quem é o artista brasileiro que ganhou o maior número de prêmios Grammy? Gilberto Gil? Milton Nascimento? Sérgio Mendes? Nenhum deles. É Laurindo Almeida (1917-95), compositor de mais de 800 obras, incluindo trilhas de vários filmes dos grandes estúdios de Hollywood.
Vencedor de cinco Grammy e indicado 16 vezes ao prêmio, Laurindo foi o responsável pelos famosos acordes de bandolim de "O Poderoso Chefão", do alaúde de "Os Dez Mandamentos" e das aberturas das séries "Bonanza" e "Além da Imaginação".
O GNT estréia amanhã, às 22h, uma série de três documentários sobre o compositor.
"Me fascinou a história de um caboclinho de Miracatu (interior de São Paulo) que vence nos EUA dos anos 50, quando era muito mais difícil do que hoje conseguir um espaço no cenário artístico norte-americano", diz Leonardo Dourado, diretor e roteirista dos programas.
A produção entrevistou 32 pessoas ligadas a Laurindo no Brasil e nos EUA, como o maestro Júlio Medaglia, o ator Francisco Milani, o guitarrista Charlie Byrd e a viúva do compositor Henry Mancini, da célebre trilha dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa.
"Utilizamos uma câmera subjetiva para retratar os momentos da vida de Laurindo que não conseguimos registrar por meio de documentos", afirma Dourado.
O programa exibe mais de 250 fotos do compositor. Uma das tarefas mais trabalhosas e meticulosas da equipe foi a reconstituição digital do navio no qual Laurindo embarcou para a Europa. A maior ironia, contudo, é que não se conseguiu encontrar nenhuma participação de Laurindo no cinema brasileiro. (THIAGO STIVALETTI)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Canal promove festival de documentários sobre saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.