São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
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TV NO MUNDO

Audiência sobe com caso John John

das agências internacionais

A cobertura do desaparecimento de John Kennedy Jr. fez subir a audiência das grandes redes de TV dos EUA.
A NBC mais que triplicou seus índices na tarde de sábado. A ABC teve uma audiência equivalente ao dobro de sua média histórica para esse mesmo horário.
Segundo os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nielsen, que mede a audiência na TV norte-americana, a NBC teve os melhores índices na parte da tarde, mas à noite, no horário nobre, a ABC foi a líder.
Vale a pena destacar que nos Estados Unidos a audiência é muito mais pulverizada. A líder de audiência no horário nobre de sábado, a ABC, registrou "apenas" 5,7 pontos (cada ponto equivale a cerca de 900 mil telespectadores). Não é como aqui no Brasil, onde não é incomum um programa bater nos 50 pontos de audiência.
No domingo, a disputa foi ainda mais acirrada. Programas jornalísticos foram especialmente produzidos para aprofundar a cobertura do assunto. O "60 Minutes", da rede CBS, registrou 9,7 pontos, enquanto o "20/20", da rival ABC, marcava também 9,7 pontos. Na NBC, o "Dateline" teve média de 7,9 pontos (aproximadamente 7 milhões de telespectadores).

Medalhões
Alguns dos grandes nomes do telejornalismo norte-americano deram duro no último fim-de-semana por causa da cobertura do acidente que vitimou John Kennedy Jr. e sua mulher, Carolyn Bessette.
Dan Rather começou logo cedo. Quando ainda eram 6h em Nova York, ele já estava a postos para ancorar a programação noticiosa da rede CBS, que ficou no ar durante seis horas só falando sobre o assunto.
Peter Jennings assumiu o comando da cobertura da ABC logo após o almoço e não saiu mais do vídeo.
Nos canais da TV a cabo a situação não foi diferente. A CNN, a Fox News e a MSNBC dobraram seus índices. Só a CNBC não teve a mesma sorte: teve de exibir os jogos de basquete feminino da WNBA programados para a NBC, que cancelou sua transmissão para ficar com a cobertura do acidente no ar.
No resto do mundo, o desaparecimento de John John também foi o assunto do fim-de-semana. De Londres a Tóquio, telejornais deram à cobertura do acidente o mesmo tratamento que se dá à morte de chefes de Estado ou popstars de projeção mundial.


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