UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA ÀS AULAS

SBT tenta repetir o fenômeno "Carrossel"

Amanhã estréia a nova versão da novela infantil

RODRIGO RAINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A NOVELA "Carrossel", cuja primeira versão foi exibida na década de 90, volta à tela do SBT amanhã, às 19h30. "Viva as Crianças - Carrossel 2", produção da mexicana Televisa, retoma a história da professora boazinha e moralista e seus alunos sapecas.
"Mudamos um pouco o formato, mas continuamos respeitando valores como amor, justiça e liberdade", diz Nicandro Diaz Gonzalez, produtor-executivo da novela. "Não é um "reality show", gênero que não transmite valor algum", critica. O cenário do novo enlatado é a escola Pátria Unida. No lugar da professora Helena (Gabriela Rivero), estrela de "Carrossel", entrou Lupita (Andrea Legarreta). O porteiro do colégio, Joaquim (Joaquin Cordero), a carismática menina Marisol (Daniela Aedo) e o romântico garoto Ângelo (Christian Stanley), personagens centrais de "Viva as Crianças", são muito parecidos com aqueles da primeira versão da novela.

Estrago
Em 1991, data de sua estréia no SBT, "Carrossel" tirou audiência do "Jornal Nacional" e de "O Dono do Mundo", novela de Gilberto Braga que a Globo exibia. Chegou a dar picos de 27 pontos em São Paulo (cada ponto equivale a 47 mil domicílios na Grande SP).
"A média do horário ficou em torno de 15 pontos de audiência em 2002. A nossa meta é que "Viva as Crianças" atinja 20 pontos", diz Mauro Lissoni, diretor de programação do SBT.
"A novela infantil é motivo de preocupação para a nossa concorrente [TV Globo", a quem já obrigamos a mudar o horário de seu telejornal diversas vezes", afirma Lissoni. A Globo não se manifesta sobre a concorrência.
"Viva as Crianças", no ar desde julho no México, e sem previsão de término, é um sucesso por lá, onde já foram exibidos mais de 200 capítulos baseados na história do argentino Abel Santa Cruz (1916-1995), autor de "Pequena Travessa".
Kari Fajer, autora da adaptação da novela, diz que a principal diferença em relação à primeira versão é a narrativa mais dinâmica. "A trama tem novos conflitos, muitas travessuras e elementos caricaturais que resultam em situações cômicas", diz ela.


VIVA AS CRIANÇAS - CARROSSEL 2 -
SBT, a partir desta segunda, às 19h30



Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Série: Canal People+Arts estuda criminosos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.