São Paulo, Domingo, 27 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Teleuno vai dar lugar ao AXN, novo canal de aventura

da Reportagem Local

O Teleuno vai acabar. Mas os fãs de seriados podem ficar tranquilos. O canal, na verdade, mudou de nome e de perfil. O novo AXN (pronuncia-se ei-équis-én) vai reunir só séries e programas de ação e aventura. AXN é, segundo a direção do canal, uma sigla que lembra a palavra "action" (ação, em inglês).
O canal pertence ao grupo Sony Pictures Entertainment e já é distribuído em mais de 50 países, atingindo 1,9 milhão de assinantes só no Brasil.
Essa mudança no canal, que também valerá para toda a América Latina, será visível para o telespectador a partir de 1º de agosto.
O AXN será voltado para o público masculino, que representa 56% da audiência da TV por assinatura na América Latina. O público feminino entre 18 e 35 anos também está na mira do AXN.
As mudanças no Teleuno podem ser vistas desde outubro do ano passado, quando teve seu projeto visual reformulado e passou a transmitir dos Estados Unidos uma programação totalmente em português.
Nessa época, o canal criou o The Action Zone, horário nobre só com programas de aventura. "O que se pode esperar agora é um horário nobre expandido, durante 24 horas no ar", afirma Maria Ines Moane, diretora executiva de canais da Sony, que comprou o Teleuno do Grupo Spelling Entertainment em abril de 1998.
Sob o novo nome, o canal vai estrear cinco novos programas: as séries "Walker, Texas Ranger", "Total Recall 2070", "Emergência 911" e os esportivos "Freeride" e "Playlife". Este último tem a direção de arte do fotógrafo Oliviero Toscani, que cuida das campanhas publicitárias da Benetton.
"Freeride" e "Playlife" são programas de esportes radicais, que formarão o bloco Aventura e Esporte, com a série "AXN", aos sábados e domingos.
A sessão de filmes levará o nome de "Alta Voltagem", privilegiando também os filmes de ação.
Como iniciativa de produção local, o AXN vai gravar e exibirá em quatro programas de 30 minutos o Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá de 10 a 21 de julho, entre São Paulo e Fortaleza.
A "inauguração" do AXN coincide com a estréia do site www.axn.com.br. Nele, o internauta vai poder pesquisar a sinopse das séries, os personagens -que terão fotos- e participar de grupos de discussão.
Pelo que se pôde ver pelo perfil do novo canal, órfãos vão ficar os fãs de séries como "Melrose Place", que deixou de ser produzida nos EUA, e "Barrados no Baile", que está entrando em seu último ano na TV norte-americana.
Mas, se os fãs insistirem, a direção do canal promete arrumar uma solução: "Se necessário, colocaremos essas séries em outro canal do grupo", afirma Maria Ines.
(ALINE SORDILI)


Texto Anterior: Leão comanda novo programa na Record
Próximo Texto: ESPN Brasil festeja aniversário viajando
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.