São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'SABOR DA PAIXÃO'

Globo aposta em trama açucarada


Com estréia prevista para amanhã, novela substitui "Coração de Estudante", que não decolou


CARLA MENEGHINI
DA REPORTAGEM LOCAL

As PAIXÕES por gastronomia, Portugal e, principalmente, tramas água-com-açúcar foram a principal inspiração de Ana Maria Moretzsohn, autora da novela "Sabor da Paixão", que estréia amanhã às 18h, na Globo. "Conheço bem o público desse horário: eles não querem polêmica, querem conto de fadas, água-com-açúcar", diz a autora, que escreveu "Esplendor" (2000) e "Estrela-Guia" (2001) para a faixa. A novela vem substituir "Coração de Estudante", de Emanoel Jacobina, que não decolou no ibope e foi submetida a uma intervenção de outro autor, Carlos Lombardi, que agregou elementos humorísticos e sensuais ao ponto de desfigurar a trama. "Acho que o problema foi que "Coração" foi feita de última hora; a história não estava madura para ir ao ar", opina Moretzsohn. A diretora de "Sabor da Paixão", Denise Saraceni -que trabalhou com Moretzsohn em "Estrela-Guia"- afirma estar "em sintonia" com as idéias da autora. "Não é uma obra rebuscada; queremos mostrar sentimentos simples." A autora diz preferir assumidamente criar para as 18h: "Novela das seis sofre menos pressão. Gosto demais do meu trabalho para transformá-lo em um sofrimento constante por altas no ibope".

Mistura "Sabor da Paixão" terá como protagonista Diana (Letícia Spiller), cujo pai, Miguel (Lima Duarte), morre inesperadamente logo no início, deixando de herança um terreno em Portugal. Como solução para as dívidas de sua família -proprietária de um bar no bairro da Lapa, no Rio- Diana parte para Portugal para reaver as terras, que haviam sido ocupadas indevidamente pela família Paixão. Apesar da rivalidade entre as duas famílias, Diana se apaixona por Alexandre Paixão. Para a autora, o que confere ineditismo à trama são os cenários abordados. "Não há novidade na história, que é apenas uma mistura de "Cinderela" com "Romeu e Julieta'; o diferencial será mostrar as paisagens portuguesas e a boemia da Lapa, que sempre me encantaram." Moretzsohn também aponta o destaque dado à culinária e à enologia como diferencial da trama. "A telenovela brasileira está sofrendo uma crise de temas, que têm se repetido. Para mim, a solução é agregar detalhes que ainda não foram explorados por nenhuma novela. Além de ser minha paixão, a gastronomia é muito rica visualmente", diz.

Em cena O elenco de "Sabor de Paixão" traz algumas curiosidades, como a ex-participante do "reality show" "Big Brother" Vanessa Pascale, interpretando a professora de dança Solange; o galã Edson Celulari em papel secundário, como o mendigo francês Jean Valjean; e os atores portugueses Maria João Bastos -que interpretou a jornalista Amália em "O Clone"- e Duarte Guimarães, que se mudaram para o Brasil para as gravações.



Texto Anterior: Outro Lado: Gerente desmente proibições na emissora
Próximo Texto: Quem é quem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.