São Paulo, Domingo, 30 de Janeiro de 2000


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Publicidade virtual chega aos telejornais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A rede norte-americana de TV CBS está usando truques digitais para inserir publicidade virtual em seus telejornais. A prática, comum em transmissões esportivas, é inédita em programas jornalísticos. O "Early Show" utiliza esse tipo de recurso e exibe, enquanto o apresentador lê as notícias, painéis com mensagens de anunciantes.
Durante as transmissões do réveillon nova-iorquino, o recurso foi utilizado também para tirar o logotipo da rival NBC de um prédio no meio da Times Square e inserir o emblema da CBS no local.
Para a porta-voz da CBS, Sandy Genelius, não há nada que condene a utilização desse expediente. "Nenhuma reportagem é, foi ou será contaminada ou prejudicada pelo uso desse recurso. Cada vez que aparecer uma oportunidade para usarmos essa técnica, vamos discutir exaustivamente antes de simplesmente fazê-lo", afirma.
Mas nem todo mundo acha essa tecnologia tão inofensiva. "Essa prática deve ser condenada porque a boa informação deve ser apresentada com a maior precisão e cercada da mais pura verdade. E isso não é verdadeiro, não é real. É um truque, uma ilusão", opina James Carey, professor de ética da escola de jornalismo da prestigiosa Columbia University, de Nova York.



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