UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CARNE E OSSO

Versão futurista de "Os Flintstones" pode chegar à telona em produção da Warner, diz publicação

"Os Jetsons" no cinema

JOSÉ AGUIAR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

MAIS uma criação dos estúdios Hanna-Barbera está prestes a ganhar versão cinematográfica. Segundo a revista "Variety", estão em curso as negociações para uma produção da Warner Bros. baseada no desenho animado "Os Jetsons". Imagine um futuro em que o trabalho se resume a um simples aperto de botão e robôs inteligentes executam tarefas banais ou ingratas. Um tempo em que os veículos trafegam pelo ar e as pessoas se locomovem por esteiras rolantes. Eis o mundo do desenho, que se passa no então ainda mais longínquo ano de 2060.
George Jetson é o bom, porém atrapalhado, pai-de-família que vive sendo demitido pelo chefe, o baixinho e explosivo sr. Spacely.
Jane, sua mulher, é uma dona-de-casa estressada por ter que apertar botões de eletrodomésticos e engenhocas futuristas. O casal tem dois filhos: Judy, uma típica adolescente de 16 anos, e Elroy, um gênio em ciências de apenas 10 anos.
A família fica completa quando entram em cena a empregada Rosie, um robô com direito a avental, e Astro, o cão que George leva para passear numa esteira rolante fixada do lado de fora do edifício, que mais parece uma nave espacial.
Quando estreou, em 1962, o desenho foi tachado de uma variação futurista de "Os Flintstones", em que o cenário pré-histórico fora substituído pela modernidade. Talvez por isso, apesar dos fãs ardorosos, "Os Jetsons" não tenham alcançado o mesmo status de Fred e Barney.
Somadas suas duas fases (1962/1963 e 1985) foram produzidos 75 episódios. Pouco para uma série que continua em cartaz no Cartoon Network (sábados, às 20h30, e domingos, às 5h), mas o suficiente para motivar a produção de dois longas de animação. No primeiro, "Os Jetsons Encontram os Flintstones", de 1987, a família do futuro viaja no tempo e troca de lugar com os pré-históricos, numa traminha boba.
Em 1990, a situação melhorou em "Jetsons - O Filme", que teve melhores efeitos, mas cujo êxito não foi dos maiores. Muitos dos conceitos desenvolvidos nessa série acabaram por influenciar outro desenho: "Futurama", de Mat Groening, criador de "Os Simpsons".


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: A volta do "bom rapaz": Wanderley Cardoso faz novela
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.