UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator diz que já viu "de tudo" no estúdio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ator e presidente do Sindicato dos Artistas do Rio, Stepan Nercessian, diz que a prática de gritar faz parte da cultura dos diretores de TV. "Há uma filosofia de que, para ser bom, tem que gritar. Começou com Walter Avancini [1935-2001], um dos mais temidos. Os novos copiam, mas imitam o grito, sem conteúdo."
Segundo Nercessian, a direção da emissora proibiu os maus-tratos. "A situação melhorou um pouco. Alguns diretores viram que o comportamento hostil não fazia bem nem a eles. Muitos vinham tendo ataques cardíacos."
O Sindicato dos Artistas recebe poucas denúncias. Com pouca oferta de trabalho, a maioria dos atores se cala diante do autoritarismo dos chefes. "Já vi de tudo, diretor berrando "seus incompetentes!", xingando ator que errava. Um horror!", recorda o ator.
"Tem um diretor que não trabalha comigo porque sabe que eu não aceito autoritarismo. Se reclamar por uma falha minha, sou humilde e reconheço o erro. Mas não venha com ignorância. Se gritar, grito também", diz Nercessian. (CR)


Texto Anterior: Disque-denúncia: Globo quer reduzir crises entre diretores e equipes
Próximo Texto: Capa 30.03
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.