São José dos Campos, Domingo, 05 de Março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

CARNAVAL 2000
Cidade recebe 126 policiais, mais do que o reforço enviado ao litoral norte
São Luís mantém tradição e ganha reforço policial na folia

André Nieto/ Folha Imagem
Foliões brincam por ruas do centro histórico da cidade de São Luís do Paraitinga atrás de bloco carnavalesco na noite de anteontem




CRISTINA LIMA MARTINS
da Folha Vale

Com o Carnaval mais tradicional do Vale do Paraíba, a pequena São Luís do Paraitinga deve receber turistas em número três vezes maior que a população local, estimada em 10 mil pessoas.
Por dia, os organizadores do Carnaval em São Luís do Paraitinga esperam receber cerca de 11 mil turistas.
A movimentação no município já começou a aumentar desde anteontem à noite.
De acordo com a polícia, eles se concentram nos 3 km2 da região central, área tombada pelo patrimônio histórico.
"Durante a madrugada, fica até difícil andar pelas ruas centrais. Depois que terminam os desfiles de blocos, os turistas e moradores continuam na praça para assistir às apresentações das bandas de marchinhas", diz o chefe de gabinete da prefeitura Paulo Celso Ivo Salinas.
O segredo do sucesso está na tradição das marchinhas, que contam a história da cidade, e nos bonecões estilizados com caricaturas que lembram personalidades do município.
Com a redução da programação de Carnaval nas outras cidades do Vale, a cidade deve ganhar mais destaque neste ano e já garantiu o reforço de 126 policiais para garantir a segurança dos foliões durante a festa.
Para se ter uma idéia, as quatro cidades do litoral norte, que devem receber 1,5 milhão de turistas, contarão com 80 policiais a mais no feriado.
O número de policiais militares envolvidos nas rondas noturnas em São Luís cresceu 9,5% em relação ao ano passado, quando 115 homens foram destacados para apoiar o efetivo local, que é de 21 homens.
De acordo com o tenente José Sodário Viana, 38, comandante da PM na cidade, as ocorrências mais comuns registradas durante o Carnaval na cidade são brigas, geralmente causadas pelo consumo excessivo de bebidas, e porte de entorpecentes.
"Em um final de semana comum, registramos uma ocorrência. Nessa época do ano, crescem os atendimentos. Vamos fazer policiamento a pé, de carro e de motocicleta, para evitar que haja problemas", disse.

No alto
Para observar melhor os foliões, a PM instalou três postos elevados, para que os policiais fiscalizem a festa por cima.
Os postos foram montados na rua Barão de Paraitinga, em frente ao Banespa e em frente ao Banco do Brasil, no centro.
Além disso, a prefeitura cedeu à corporação salas no prédio em que ocupa, em frente à praça central, onde se concentra a maioria dos turistas.
As salas vão abrigar a sede do comando da operação.
Além disso, haverá bloqueios nas três entradas da cidade (duas pela rodovia Oswaldo Cruz e uma pela Nelson Ferreira Pinto, que liga São Luís a Lagoinha).
"Vamos abordar todos os veículos que conseguirmos, tanto quando chegarem à cidade quanto na hora em que saírem, para verificar se os motoristas e passageiros possuem armas ou drogas e para ver se consumiram bebidas alcoólicas em excesso."
Os bloqueios começam às 20h e vão até as 5h, quando a maioria dos "visitantes de um dia" já deixou a cidade.
O dia mais movimentado, de acordo com a prefeitura, deve ser hoje, quando se apresenta o bloco do Juca Teles, um dos mais populares entre os foliões.
LEIA MAIS no caderno Carnaval

Próximo Texto: Tráfego é proibido no centro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.