São José dos Campos, Domingo, 05 de Março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL 2000
São José dos Campos, Taubaté e Jacareí têm hoje o dia mais importante
Desfiles atraem 50 mil pessoas nas maiores cidades da região

free-lance para a Folha Vale

Os principais desfiles das três maiores cidades do Vale do Paraíba, São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, acontecem hoje à noite e devem reunir cerca de 50 mil pessoas.
Em São José, três escolas de samba participam do desfile competitivo na rua 15 de Novembro. O tema do Carnaval é "Viva os 500 Anos do Brasil".
A Acadêmicos do Satélite, que é a última a entrar na avenida, apresenta o samba enredo "Alô, Alô Brasil, 500 Anos" e faz homenagem aos meios de comunicação do país.
Campeã em 99 e 98, a escola de samba Acadêmicos do Satélite vai desfilar com quatro carros alegóricos que representam o rádio, a televisão, o jornal impresso e o satélite. "O bairro surgiu no fim da década de 60, época em que o satélite russo (Sputinik) foi lançado", disse o presidente da escola, André Luiz Rodrigues da Silva de Castro.
A novidade da escola neste ano é a ala dos jornalistas fundada em homenagem a Luiz Grunewald, que morreu no fim do ano passado e foi o autor do enredo. Grunewald trabalhou por mais de 20 anos na imprensa do Vale.
A escola de samba Martin Cererê pretende quebrar este ano o jejum de títulos. O último Carnaval conquistado pela escola foi em 1989.
Todas as fantasias e carros alegóricos que ilustram o samba enredo "Valeu a Intenção" foram confeccionados pela comunidade da Vila Maria, bairro da escola. "Fazemos o Carnaval para o povo, que precisa de alegria. É muito gratificante ver a escola passar e a arquibancada levantar, cantar e dançar com a gente", disse o presidente da escola, José Carlos Alberto.
Recuperar a escola e voltar a conquistar títulos como nos bons tempos é o objetivo da Unidos da Vila Letônia e Santa Terezinha.
O carnavalesco Rubens Amery Filho vai colocar na avenida o samba enredo "Brasil 500 Anos -Uma Declaração de Amor" com fantasias e adereços que utilizam materiais recicláveis e criatividade. "Destacamos o que o Brasil tem de melhor: a miscigenação das três raças, a fé, a educação e as nossas lutas e conquistas", disse Amery Filho.

Jacareí
As escolas de samba de Jacareí se uniram e farão um desfile único hoje, a partir das 21h, na avenida Nove de Julho, para tentar recuperar a tradição do Carnaval da cidade.
Com o samba enredo "Não Deixe o Samba Morrer", cerca de 800 integrantes das seis escolas e de um bloco carnavalesco participam do desfile.
Segundo Roseli Gonçalves, vice-presidente da Liga das Escolas de Samba e blocos de Jacareí, o objetivo é conquistar espaços para a construção das quadras das escolas e arrecadar fundos para o Carnaval do ano que vem.
Os carnavalescos querem resgatar também a tradição da festa. "O Carnaval de Jacareí foi muito famoso nas décadas de 60 e 70, quando a escola de destaque era a Bafo da Onça, que já foi extinta", disse Roseli.
Apenas duas das 12 escolas de samba de Taubaté participam do desfile hoje na avenida Walter Taumaturgo, a partir das 21h.
A prefeitura da cidade cortou a subvenção das escolas de samba e está patrocinando aquelas que conseguiram unir parte do dinheiro necessário para o desfile.
O presidente da escola Boêmios da Estiva, Rosemir José de Godoy, disse que enfrentou dificuldades, mas vai colocar a escola na rua. "Estou há 32 anos nesta escola. É gratificante ver a comunidade batalhar e sair na avenida para alegrar o povo", disse.
A escola de samba Vila das Graças, que vai homenagear a cidade de Quiririm e os imigrantes italianos, pretende arrecadar dinheiro durante o ano para participar do próximo Carnaval sem passar por sufoco.


Texto Anterior: Modelo traz amigos de São Paulo
Próximo Texto: Guará terá 7 blocos hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.