São José dos Campos, Quarta-feira, 06 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA
Pleito que indicou novos integrantes do Conselho Tutelar, em maio, foi marcada por acusações de irregularidades
Promotor investiga eleição de conselho

DA FOLHA VALE

O Ministério Público abriu inquérito civil para investigar supostas irregularidades na eleição de dez membros do Conselho Tutelar de São José dos Campos, realizada no dia 30 de maio.
O inquérito foi aberto pelo promotor da Infância e da Juventude Alexandre Sprangin após representação feita pelo conselheiro do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Luís Roberto Cândido, ligado à oposição ao prefeito Emanuel Fernandes (PSDB).
Durante a eleição, a oposição acusou o prefeito de colocar a estrutura da prefeitura a serviço de candidaturas ligadas ao governo municipal. Todos os dez conselheiros eleitos apóiam o prefeito.
A eleição chegou a ser reprovada pela Pastoral do Menor, que afirmou, em nota oficial, que ela "evidenciou um favorecimento por parte do poder público".
Além de abrir o inquérito, Sprangin decidiu convocar a secretária municipal da Educação, Maria América Teixeira, e a diretora da Escola do Trabalhador, Maria Célia Leite, para depor no próximo dia 8, às 9h30.
As duas foram convocadas porque, segundo acusações feitas pela oposição, houve propaganda irregular na escola.
"Espero que essa seja uma amostra de que o Ministério Público vai atuar com firmeza no caso", disse Cândido.
Emanuel negou ontem que tenha havido favorecimento por parte da prefeitura aos eleitos e disse que a contestação do resultado é "choradeira" de candidatos de oposição que não conseguiram a reeleição.
Sprangin ainda pode abrir um segundo inquérito civil para apurar outra acusação feita pela oposição, de que ocupantes de cargos de confiança na administração municipal estavam impondo aos seus subordinados os nomes de em quem deveriam votar.


Texto Anterior: Morre em SP dirigente de entidade de TVs
Próximo Texto: "Quem não ganhou chora", diz Emanuel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.