São José dos Campos, Quarta, 13 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks cria sistema contra adulteração de chassi

da Folha Vale

A unidade da Volkswagen em Taubaté investiu US$ 300 mil na instalação de um novo sistema de numeração do chassi de seus veículos, o que dificulta ainda mais as adulterações. Haverá também a possibilidade de diferenciar os carros nacionais dos destinados à exportação.
A empresa investiu um total de US$ 1,5 milhão na compra de cinco equipamentos: três para a unidade de São Bernardo do Campo, um para Taubaté e outro para General Pacheco, na Argentina.
Por meio de um sistema de leitura de código de barras que é colado na peça do veículo, a máquina organiza os números e letras do chassi e faz a marcação.
Segundo a assessoria de imprensa da fábrica, esse novo sistema evita erros e a marca na lataria do veículo é mais profunda do que a feita pelo sistema anterior.
Como a profundidade das letras é maior, qualquer tentativa de alteração pode provocar o rompimento da lataria
Segundo o engenheiro Antônio Paulo Rossener, do setor de montagem final, o novo sistema imita o ato de escrever, com a impressão das letras em sequência.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.