São José dos Campos, Sábado, 13 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA
Em Guará, o abastecimento será restabelecido hoje
Blecaute provoca pane e deixa 43 mil sem água em 2 cidades

da Folha Vale

Pelo menos 43 mil pessoas em duas cidades do Vale do Paraíba -Guaratinguetá e Jacareí- ficaram sem água ontem devido ao blecaute ocorrido na noite de anteontem em parte do Brasil.
Segundo o diretor técnico do Saaeg (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guaratinguetá), Laércio Duarte dos Santos, foi necessário interromper todo o abastecimento na noite de anteontem porque o reservatório chegou a um ponto crítico.
"Por volta das 22h15, houve paralisação dos sistemas de bombeamento e tratamento de água. Depois, os reservatórios chegaram ao ponto crítico. Às 2h30, houve retorno das operações, mas só pudemos liberar a água para a população às 8h de hoje (ontem)."
O reservatório tem capacidade para 8 milhões de litros de água e o ponto crítico é de 500 mil litros.
Segundo Santos, cerca de 30% da população só deverá ter o abastecimento normalizado na madrugada de hoje. Desde ontem foram distribuídos mais de 90 mil litros de água em caráter de emergência.
Em Jacareí, a assessoria do Saae informou que o abastecimento estava irregular em oito bairros do município. Pelo menos 13.300 pessoas foram prejudicadas.
A empresa de produtos químicos Monsanto, em São José, teve problemas de sobrecarga em um gerador que foi ligado no momento do blecaute. O alarme foi acionado e o problema solucionado.
Moradores ficaram assustados com o barulho causado pelas sirenes. Também foi registrado um cheiro forte. A empresa informou que não houve vazamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.