São José dos Campos, Domingo, 17 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL 2
Comissão, integrada pelo DAC, está estudando a viabilidade da construção de uma pista em Caraguatatuba
Órgão define sobre aeroporto em fevereiro

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

A falta de opções de transporte para o litoral norte levou a Prefeitura de Caraguatatuba a encomendar ao DAC (Departamento de Aviação Civil) um estudo sobre a viabilidade de instalar um aeroporto no bairro das Flexeiras, que atenderia as demais cidades da região -Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
A administração estima que o DAC entregue, em fevereiro, um relatório detalhado à prefeitura sobre a viabilidade do aeroporto em Caraguá.
O tráfego aéreo no litoral norte, de acordo com empresas de aluguel de helicópteros consultadas pela Folha, vem apresentando crescimento a cada ano.
De acordo com o diretor de operações da América Air, Clóvis Carneiro, a temporada de verão do ano passado registrou um aumento de 25% na procura por causa da virada de ano.
"As pessoas estavam esperando a virada de 1999 para 2000. Todas queriam festejar na praia, e isso fez com que a procura pelo serviço de fretamento aéreo aumentasse", afirma Carneiro.

Estudos
Uma comissão formada por técnicos do DAC, do IAC (Instituto de Aviação Civil), do SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) e do Sereng (Serviço Regional de Engenharia) esteve em Caraguatatuba no mês de outubro, vistoriando uma área no bairro das Flexeiras, na região sul da cidade, onde poderá ser instalado o aeroporto.
O estudo foi solicitado pelo prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB). Ele afirmou que a implantação de um aeroporto doméstico pode dar um impulso ao desenvolvimento turístico do litoral norte.
De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Caraguá, Roberto Leite de Melo, a instalação do aeroporto depende de estudos sobre clima, condições de vento, tamanho do terreno e tipo de pista.
A prefeitura, no entanto, ainda não calculou quanto deverá despender com a obra.
"Ainda não podemos saber quanto seria gasto na construção do aeroporto nem em quanto tempo as obras estariam finalizadas. Tudo depende do resultado dos estudos do DAC", afirmou a secretário.
Firmando-se como centro comercial do litoral norte, Caraguatatuba espera que cerca de 3 milhões de turistas circulem pela cidade durante o verão - são aguardadas 400 mil pessoas só no feriado de Ano Novo.


Texto Anterior: Balsa melhora, mas preço da tarifa sobe
Próximo Texto: Litoral 3 : Estacionamento pode custar caro a turista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.