São José dos Campos, Sexta-feira, 19 de Novembro de 1999

Texto Anterior | Índice

TECNOLOGIA
Transporte do satélite já havia sido transferido para o dia 24
Embarque do Saci-2 para Alcântara é adiado para o dia 26

free-lance para a Folha Vale

O embarque do Saci-2 (Satélite de Aplicações Científicas) para a base de lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi adiado novamente.
A assessoria do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou ontem que o microssatélite só estará pronto para embarcar no dia 26.
A data prevista anteriormente, depois que os técnicos substituíram uma peça defeituosa de um dos três computadores de bordo do Saci-2, era dia 24.
O atraso se deve aos testes de integração (verificação do funcionamento de todos os subsistemas simultaneamente) realizados até ontem. A assessoria de imprensa informou que as checagens foram mais demoradas porque os técnicos queriam ter certeza de que não havia mais problemas.
Caso o satélite embarque no dia 26 e os testes integrados com o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) sejam concluídos no prazo previsto de 14 dias, o Saci-2 estará pronto para ser lançado no dia 10 de dezembro.
O satélite deveria ser lançado até o próximo dia 24, segundo o cronograma inicial do Inpe.
Em entrevista à Folha na semana passada, o brigadeiro Tiago da Silva Ribeiro, coordenador-geral da operação de lançamento do foguete, afirmou que o VLS-1 só poderá ficar montado até o próximo dia 20 de dezembro, devido às condições do combustível sólido e à intempérie e níveis de salinidade altos a que está exposto na base do Maranhão.


Texto Anterior: Futebol: Taubaté empata e mantém vantagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.