São José dos Campos, Domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CULTURA
Cineasta e ator construiu seu primeiro estúdio no local
Semana Mazzaropi reabre fazenda restaurada em Taubaté

da Folha Vale

A abertura da Fazenda Santa Rita, em Taubaté, local onde o cineasta e ator Amácio Mazzaropi construiu seu primeiro estúdio e rodou 15 filmes, será a novidade da 4ª Semana Mazzaropi, que começa no próximo dia 5.
Os estúdios e os cenários, naturais e construídos, poderão ser visitados. A fazenda passou por uma restauração e ocupa uma área de 182 alqueires, ficando a oito quilômetros do centro de Taubaté.
A maior parte de seus 32 filmes foi rodada na fazenda, como "Tristeza do Jeca" (1961), "Casinha Pequenina" (1963), "O Grande Xerife" (1972) e "Jeca Macumbeiro" (1974).
O terreno pertence à VCP (Votorantim Celulose e Papel). O Museu Mazzaropi fez um acordo para administrar dez alqueires, área em que estão a casa, os estúdios e os alojamentos de atores e produtores.
O museu tem mais de 6.000 peças, entre documentos, equipamentos cinematográficos de época, fotografias e objetos usados em cena, como as cédulas do filme "Nadando em Dinheiro". O local fica dentro do hotel fazenda Mazzaropi e funcionará todos os dias das 8h às 17h. As visitas deverão ser agendadas e monitoradas.
Durante a semana em homenagem ao cineasta, serão montadas oficinas interativas que abordarão a produção cinematográfica dentro do estúdio, direcionado para crianças de 7 a 12 anos. Entre os temas estarão iluminação, som, imagem e montagem.
O grupo Paranga, de São Luís do Paraitinga, será uma das atrações da programação, no dia 8. A semana termina dia 10 com a visita ao túmulo de Mazzaropi, em Pinda.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.