São José dos Campos, Sexta-feira, 21 de Abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

SEMANA SANTA
Número de fiéis, quatro vezes maior do que no ano passado, deve bater recorde neste feriado
Aparecida espera 156 mil romeiros

Marcelus Andrade/Folha Imagem
Vista parcial do painel que representa a Via-Sacra, instalado no Morro do Cruzeiro, com a Basílica Nacional ao fundo, em Aparecida


BEHULA SPENCER
da Folha Vale

O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida está esperando um público total de cerca de 156 mil fiéis de hoje a domingo, número quase quatro vezes maior do que as 40 mil pessoas que foram passar a Semana Santa no ano passado na cidade.
A expectativa de crescimento é consequência da proximidade dos feriados de Tiradentes, comemorado hoje, e o do Trabalho, no próximo dia 1º, além da coincidência com as festividades do dia de São Benedito, que começam no domingo.
Segundo a assessoria da basílica, Aparecida deve bater o recorde de fiéis dos últimos anos.
De domingo passado até depois de amanhã, a basílica espera receber em torno de 250 mil pessoas.
Hoje, a Via-Sacra e as missas, com a participação do cardeal-arcebispo d. Aloízio Lorscheider e autoridades, devem atrair perto de 30 mil romeiros.

Concentração
A maior concentração deve ocorrer domingo, com 108 mil fiéis. Amanhã, devem comparecer cerca de 18 mil.
A expectativa da basílica é referendada pelo Conselho Municipal de Turismo de Aparecida, Erneste José Elache.
"A coincidência com o dia de São Benedito, que além do aspecto religioso tem um lado comercial e cultural, com muitas festas, certamente fez os números aumentarem", afirmou.
Além das manifestações religiosas, outro atrativo é o Centro de Apoio ao Romeiro, que espera receber em torno de 325 mil pessoas.
No ano passado, foram registrados 250 mil visitantes.
O shopping tem 750 lojas, banco 24 horas e feira de flores.

Crítica
As solenidades da Semana Santa deste ano na basílica serão marcadas por um discurso crítico centrado na Campanha da Fraternidade, que neste ano tem a exclusão social como tema.
A disposição crítica da igreja está retratada nos murais que serão inaugurados hoje no Morro do Cruzeiro, uma série de quadros que mostra índios, negros, mulheres e crianças em situação de miséria.

Encenação
A Semana Santa em Aparecida têm neste ano um ingrediente a mais -a encenação da Santa Ceia, realizada pelo Magic Park, com 40 atores da região, que acontece amanhã.
O Magic Park, atrás da basílica, tem como novidade neste ano o novo aquário, inaugurado em fevereiro, inspirado nos encontrados em cidades do litoral.
Para o diretor do Magic Park Arnaldo Rebello, o feriado religioso deve trazer um público de pelo menos 20 mil pessoas.
Durante o fim-de-semana o parque vai realizar promoções e distribuir prêmios.


Próximo Texto: Litoral norte espera mais turistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.