São José dos Campos, Sexta-feira, 21 de Abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIA-SACRA
Painel traz imagem da realidade

da Folha Vale

Painéis "gigantes" que retratam as 14 estações da via-sacra no morro do Cruzeiro, associadas a imagens atuais da realidade brasileira, são uma das novidades promovidas pela basílica para a Sexta-Feira Santa.
Entre essas imagens, há algumas consideradas "fortes", como um quadro com o detalhe de uma criança com uma arma estilizada, e outras, por exemplo, com uma favela e uma cabaça, utilizada para carregar água durante a seca nordestina.
As obras de reurbanização e pavimentação do morro, que incluem as placas, foram custeadas pelo Santuário Nacional, a um total de R$ 700 mil.
Os painéis de concreto são em alto-relevo, com 3,70 m por 4 m de altura, e foram feitos pelo artista plástico Adélio Sarro. "As peças são para lembrar o Brasil, a fome, a miséria e a violência deste final de milênio."
Um dos objetivos foi seguir a orientação da Igreja Católica, cuja Campanha da Fraternidade está centrada no tema sobre os excluídos. Outro destaque é uma cruz de 22 metros em aço, que foi doada pela Usiminas. Já as máquinas para o trabalho de terraplanagem foram emprestadas.
O autor das obras, com 28 anos de carreira, possui obras na França, Alemanha e Suíça, onde expôs durante o Fórum Econômico de Economia Mundial, que reuniu presidentes de vários países.


Texto Anterior: S. Benedito continua festa
Próximo Texto: Tráfego em estradas cai no fim da tarde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.