São José dos Campos, Sexta-feira, 21 de Abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE
Stagium mostra Caymmi e índio em Campos

free-lance para a Folha Vale

Com temas que fazem homenagem ao compositor Dorival Caymmi e aos índios brasileiros, o Ballet Stagium apresenta hoje as coreografias "Sair pro Mar" e "Kuarup", no auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.
A apresentação faz parte da programação do festival Campos das Artes. O espetáculo "Sair pro Mar" busca a valorização da arte de Caymmi, destacando a beleza do mar, de onde o artista tira inspiração para suas canções.
Já o balé "Kuarup" foi criado em 75 por uma das diretoras do grupo, Marika Gidali.
"Ouvi as músicas dos índios do Xingu, gravadas pelos irmãos Villa-Lobos, e me inspirei para criar algo genuinamente brasileiro", disse a diretora.
O Ballet Stagium, de São Paulo, que foi criado em 71 por Marika e pelo diretor Décio Otero, já foi apresentado em vários países da Europa, Ásia e Américas do Sul, Central e do Norte.
O grupo, que conta com 16 bailarinos, já mostrou seus trabalhos em cerca de 140 cidades brasileiras. De acordo com os diretores, um dos objetivos é divulgar a dança por todo o país.

Prêmios
A professora de balé Geralda Bezerra de Araújo, que trabalha com Marika há cerca de 40 anos, afirmou que até já perdeu a conta dos prêmios conquistados pelo Stagium.
"Já são 29 anos de carreira. Nós recebemos vários prêmios no Brasil e exterior", afirmou a professora.
O grande prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o do Festival de Carvantino, no México, são algumas das principais conquistas obtidas pelo grupo.
Geralda se dedica agora à coordenadoria de alguns projetos e do curso Professor Criativo, que busca divulgar a dança entre alunos de escolas públicas.
O ingresso para a apresentação do Ballet Stagium está à venda na loja Malu Decorações, na praça do Capivari, e no local do espetáculo.
O festival Campos das Artes foi criado em janeiro com a finalidade de arrecadar fundos para os desabrigados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.
O evento tem atividades culturais todos os finais de semana e feriados. Na próxima semana, a atração do festival será a Companhia de Dança da Bielorússia. A programação vai até o dia 25 de julho. (FELIPE CONRADO)

Espetáculo: Ballet Stagium
Quando: hoje, às 21h
Quanto: R$ 20
Informações e reservas: telefone 0/xx/12/262-2334



Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Sinfônica de Cubatão toca hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.