São José dos Campos, Terça-feira, 23 de Janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Prefeito nomeia um vice-reitor para administrar provisoriamente a universidade; professores escolhem outro dirigente
Nomeação de reitor cria impasse na Unitau

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

A indefinição do prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz (PSDB), para a nomeação do reitor da Unitau (Universidade de Taubaté) criou um impasse na universidade, que levou à nomeação de dois "reitores provisórios" para a instituição.
A escolha do reitor da Unitau -uma autarquia da prefeitura- é feita pelo prefeito, com base em uma lista tríplice apontada pelo colégio eleitoral da universidade. Na lista, estavam os professores Antônio Marmo de Oliveira, Nivaldo Zöllner (que era o reitor) e Maria Júlia Xavier Ribeiro.
O impasse começou quando o mandato de Zöllner chegou ao fim. Ortiz, em vez de escolher alguém da lista, nomeou o professor Luciano Ricardo Marcondes da Silva como vice-reitor, dando a ele, por meio de portaria assinada no dia 20, poderes para administrar a universidade enquanto o prefeito não define o reitor.
Ontem, a Unitau divulgou uma nota em que defende a autonomia universitária estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e aponta o professor Antônio Marmo de Oliveira como reitor "pró tempore" (provisório) da universidade.
Segundo a instituição, o regimento prevê que, não havendo nomeação do novo reitor até o final do mandato, o pró-reitor mais antigo da universidade assume a reitoria interinamente.
"A escolha de assumir a reitoria não foi minha, apenas segui o regimento", disse Antônio Marmo. "Espero que o prefeito respeite a autonomia universitária, cumprindo o que disse durante a campanha eleitoral", afirmou.


Texto Anterior: PM encontra bomba em condomínio
Próximo Texto: Ortiz não é encontrado para falar sobre caso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.