São José dos Campos, Sexta-feira, 27 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Período atrai as universidades

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Entre as décadas de 50 e 60, também começaram a surgir as primeiras universidades em São José dos Campos. Logo após a instalação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), primeira instituição a oferecer cursos superiores na cidade, outras três foram inauguradas.
A primeira foi a Faculdade de Direito, em 1954, e que mais tarde, em 24 de agosto de 1963, ganharia a denominação de FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino), que foi reconhecida como universidade em 1991, quando passou a se chamar Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
Atualmente, a Univap oferece 28 cursos de graduação, seis de especialização na área de saúde e um curso de mestrado na área de engenharia de produção.

Odontologia
A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), inaugurada em 1960, foi a segunda universidade a oferecer ensino superior gratuito e a primeira a oferecer o curso de odontologia em São José dos Campos.
Durante os seus 41 anos de atividade na cidade, a instituição já formou, nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, um total de 1.813 profissionais.
Além dos cursos superiores e de especialização, a Unesp desenvolve ainda um trabalho de atendimento odontológico à população.
"Anualmente, oferecemos tratamento odontológico a cerca de 10 mil pessoas carentes de São José dos Campos", afirmou a diretora da instituição, Maria Amélia Máximo de Araújo.

Tecnologia
O crescente desenvolvimento industrial do município, a partir de 1950, motivou um grupo de empreendedores do antigo Rotary Club de São José a fundarem, em 1956, o CDT (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos).
No início de suas atividades, a instituição oferecia apenas o ensino fundamental.
Em 1958, o CDT fundou a Etep (Escola Técnica Professor Everardo Passos). Anos mais tarde, em 1968, foram criadas a EEI (Escola de Engenharia Industrial) e a Facap (Faculdade de Ciências Aplicadas), que oferece os cursos de física e matemática.
Atuando há 45 anos no município, o CDT é reconhecido como um dos melhores centros de ensino nas áreas de ciência e tecnologia de São José dos Campos.


Texto Anterior: São José, 234 anos: Anos 50 e 60 trazem as multinacionais
Próximo Texto: São José, 234 anos: Criação do Inpe consolida o pólo tecnológico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.