São José dos Campos, Quinta-feira, 31 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clientes reclamam das médias

MARIA TERESA MORAES
DA FOLHA VALE

Para cumprir a meta de consumo mensal divulgada pela Bandeirante Energia durante o plano de racionamento, a publicitária L.C.G.C., 34, vai ter que desligar a geladeira. Ela terá de consumir 53 kWh, mas apenas uma geladeira consome 60 kWh, segundo tabela da própria Bandeirante.
A meta é definida calculando-se a média de consumo dos meses de maio, junho e julho do ano passado, mas o imóvel não estava ocupado durante todo o período.
"Minha média está abaixo do consumo de uma geladeira. Se for seguir o cálculo da concessionária, não vou mais poder deixar minha geladeira ligada. Isso é um absurdo", disse.
"Moro sozinha e estive fora da minha casa durante os meus 30 dias de férias e, mesmo assim, meu consumo foi de 53 kWh no mês", afirmou L.
A inspetora de alunos Jane Miranda de Jesus Rodrigues Faria, 36, disse que não concorda com a média de consumo determinada pela Bandeirante -99 kWh/mês. Em maio, ela consumiu 165 kWh.
"É um absurdo. Eu, meu marido e nossos dois filhos não ficamos em casa o dia todo. Não posso economizar mais", disse.
O aposentado E.S.A., 61, está decidido a viver no escuro caso sua cota de consumo não seja revista. Ele e a mulher consomem 400 kWh/mês, mas terão que baixar para 230 kWh/mês.
"Já desliguei o freezer, comprei uma geladeira econômica e tenho aquecedor a gás em casa. Como não vou conseguir reduzir, vou pedir à Bandeirante que interrompa o fornecimento de energia na minha casa", disse.
O gerente-executivo da área comercial da Bandeirante, Rene Mina Vernice, disse que os clientes podem encaminhar um pedido de revisão até o dia 15 de julho.


Texto Anterior: Shoppings vão passar a abrir mais tarde
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.