São José dos Campos, Sábado, 31 de julho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Material estava armazenado desde o mês de janeiro no laboratório de Jacareí
Polícia apreende amostra de exame

da Folha Vale

A Polícia Civil de Jacareí apreendeu ontem à noite cerca de cem amostras de sangue que estavam armazenadas em uma geladeira do laboratório municipal.
A apreensão, determinada pelo Ministério Público, ocorreu após a denúncia de um dos integrantes do Comus (Conselho Municipal da Saúde) de que o material estava armazenado desde janeiro e poderia estar comprometido.
Segundo o autor da denúncia, Antonio José Ferreira dos Santos, as reclamações foram feitas por pacientes e pelos próprios funcionários da área da saúde.
O promotor Nelson Garcia Rosado solicitou e o delegado-seccional do município, Roberto Martins de Barros, instaurou inquérito civil para apurar o caso.
O material apreendido foi levado pela polícia para a geladeira do IML (Instituto Médico Legal) e será encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para a confirmação da validade.
As amostras estocadas seriam utilizadas para exames de leptospirose, raiva e HIV.
O secretário da Saúde, Ruy Truyts, confirmou a existência de amostras paradas desde janeiro, mas negou que elas estivessem estragadas ou vencidas.
Ele disse que os exames são feitos para a confirmação das doenças diagnosticadas de forma clínica. A falta de resultado não impede o tratamento.
O integrante do Comus e autor da denúncia será o primeiro a ser ouvido no inquérito, segundo o delegado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.