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Tiger 800 é a líder em vendas da Triumph

Motocicleta mais emplacada da marca inglesa no Brasil foi testada em trechos urbanos e também na estrada

Geração atual, que chegou ao Brasil em 2012, custa R$ 39,9 mil e tem nos itens de série sua principal qualidade

GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Disponível no mercado desde o fim de 2012, a Triumph Tiger 800 XC foi a maior aposta dos executivos da marca britânica no Brasil. Em pouco tempo, essa "big trail" correspondeu às expectativas do fabricante. Hoje, é a motocicleta mais emplacada da marca no país.

Foram comercializadas 173 unidades entre janeiro e abril, número considerado bom para a categoria. A geração atual da Tiger, que foi apresentada em 2010 na Europa, custa R$ 39,9 mil e traz equipamentos raros no segmento.

Há freios com ABS, protetores de mãos, bagageiro, gerador de alta capacidade com tomada 12V (para ligar um GPS, por exemplo) e farol baixo de emergência, entre outros itens de série.

A "tigresa" oferece também uma ciclística de alto nível, conforme a reportagem pôde conferir em ruas e estradas.

TRÊS CILINDROS

Movida por um motor de três cilindros em linha com injeção eletrônica e 799 cm³, a Triumph é pura saúde. A força da máquina se faz presente desde giros baixos, mas a potência máxima (94 cv) aparece a 9.300 rpm (rotações por minuto).

A transmissão de seis marchas apresenta engates suaves, com manete a cabo.

Nas curvas, a moto tem comportamento previsível, o que facilita o trabalho de motociclistas menos experientes. A posição de pilotagem é ligeiramente alta e inclinada para a frente.

Por se tratar de um modelo desenvolvido para encarar trechos de terra, a calibragem da suspensão e as rodas de alumínio assimilam bem as imperfeições do asfalto.

Apesar do peso elevado (215 quilos), não é difícil utilizar a Tiger no trânsito urbano. A moto é esguia e consegue dividir o espaço com motocicletas de menor porte nos corredores entre os carros.

PAINEL DIGITAL

O quadro digital de instrumentos informa qual é a marcha que está engatada, o consumo instantâneo de gasolina e a quantidade de combustível que há no tanque. Há também um conta-giros analógico (com ponteiro).

Item de série, o para-brisa auxilia a cortar vento e a barrar resíduos presentes nas estradas, como pedriscos, pedaços de pneus e insetos. Nas viagens noturnas, o farol duplo oferece um amplo facho luminoso.

Com garantia de dois anos, a Triumph Tiger 800 XC tem bons argumentos para conquistar o motociclista que quer um modelo premium, mas não está disposto a gastar mais de R$ 40 mil. Contudo, a concorrência também oferece produtos interessantes, embora mais caros.

A BMW F 800 GS, por exemplo, custa R$ 42,9 mil e tem 85 cv de potência. Outra opção é a Kawasaki Versys 1000 (118 cv), que custa a partir de R$ 49.990 e é indicada para quem gosta de fazer longas viagens.


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