Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carro 1.0 tem nível de segurança dos anos 90

Teste Latin NCAP revela que ocupantes de 'popular' sem airbag correm risco de morte em batida frontal a 64 km/h

Fabricantes alegam que cumprem os requisitos legais; compactos 'pelados' são os modelos mais vendidos do país

DE SÃO PAULO

Após submeter automóveis brasileiros de diversas categorias a testes de impacto, o Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos) concluiu que os compactos sem airbag apresentam "nível de segurança precário" por não protegerem adequadamente seus ocupantes em uma batida frontal a 64 km/h.

O resultado equipara a tecnologia dos "populares" nacionais de entrada aos carros europeus de 20 anos atrás.

"Para ter um nível de segurança bom, um carro deveria receber ao menos três estrelas", diz Alejandro Furas, diretor técnico da NCAP.

Fiat novo Uno, GM Celta e Ford Ka obtiveram apenas uma das cinco estrelas possíveis na avaliação para adultos no banco da frente.

A Ford alega que seu carro cumpre as normas de segurança vigentes no país. Já a GM não quis se pronunciar.

Na primeira edição do teste, em 2010, o Volkswagen Gol mostrou que, com o uso do airbag, o nível de segurança pula de uma para três estrelas. O item passará a ser obrigatório a partir de 2014, junto com os freios ABS.

"As montadoras sabem produzir carros seguros, mas muitas não fazem isso para ter mais lucro", diz Frank van West, da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que mora na Europa e diz só andar em carro cinco estrelas.

(FELIPE NÓBREGA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.